Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 17:58

    Imprimir


A prefeitura municipal de Nortelândia deu inicio a construção de um mini laticínio com áreas para vestiário e administração que custarão aos cofres públicos R$ 471 mil reais, através de convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDRAF) do Governo de Mato Grosso.

O novo empreendimento estará localizado no Parque Industrial, saída para Alto Paraguai/Diamantino, uma área desapropriada recentemente pelo município para abrigar ainda outros três grandes investimentos, sendo uma fábrica de ração e uma unidade para abate de peixes, que faz parte da implantação do projeto de piscicultura da cidade.

O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga, destacou a importância da obra para a economia local, uma vez que impulsionará a bacia leiteira, assegurando inclusive melhor rentabilidade aos produtores e toda a população.

“Hoje já pasteurizamos leite que é vendido no comércio local e a chegada do mini laticínio irá agregar mais valor na produção de leite, com maior rentabilidade aos produtores” disse Fraga.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Edivaldo de Sá, que esteve visitando a construção, o mini laticínio representa um grande avanço para a agricultura familiar e um incentivo a mais para a pecuária leiteira em Nortelândia, atividade que hoje aponta grande crescimento no meio rural.

“ A bacia leiteira cresce a cada ano, e se fortaleceu principalmente com a criação dos assentamentos, creio que esse empreendimento viabilizado pelo prefeito Neurilan Fraga será fundamental para garantir aos produtores rurais maior rentabilidade” frisou ele.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo, a produção de leite no município gira em torno de aproximadamente 60 mil litros/mês de leite in natura, e o mini laticínio deverá provocar um aumento na produção.

“A pecuária leiteira em Nortelândia tem um grande potencial graças ao melhoramento genético do rebanho e a grande oferta de alimentos”, observou o secretário. “E a construção desse mini laticínio será um incremento a mais”, completou.

No recém criado Parque Industrial, estão sendo construídas as três primeiras unidades de beneficiamento de produtos da cadeia produtiva da Pisicultura e da bovinocultura de leite, com a produção de leite pasteurizado, iogurte, queijos, requeijões, doces de leite, e outros produtos derivados.

Ali também serão construídos as Unidades de Beneficiamento de Peixe (frigorífico) e a Unidade de Produção de Ração (peixes, bovinos, etc).

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, comemorou a conquista principalmente para as pessoas que serão beneficiadas com a assistência oferecida pelo município e o ganho que isso representa para o setor produtivo local. “ O município esta presente o tempo todo e os produtores terão de quem e onde cobrar, isso representa um grande avanço para pequenos e médios produtores, por que daremos assistência de fato” destacou.

Nortelândia possui três assentamentos rurais, que atendem pouco mais de 300 famílias, além de outras centenas de propriedades particulares, diante da potencialidade a administração municipal vem desencadeando ações que visam fortalecer o setor agrícola, já com algumas conquistas, como a fundação de uma cooperativa de produtores rurais, recursos para construção de um mini-laticinio, farinheira e projetos para produção de açúcar mascavo, plantio de pupunha e uma planta industrial para sua industrialização, além de seringueira e fruticultura. O município possui várias patrulhas mecanizadas, entre outras ações que estão sendo planejadas, com o objetivo principal de mudar o perfil econômico da cidade, gerando emprego e renda as centenas de famílias da agricultura familiar.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404370/visualizar/