Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 20 de Novembro de 2014 às 20:53

    Imprimir


A inadimplência motivada por cheques sem fundos cresceu em Mato Grosso no mês de outubro, tanto em comparação com setembro quanto em relação a outubro de 2013. O índice atingiu 4,79%, com 31 mil cheques devolvidos por insuficiência de fundos do total de 646,300 mil compensados.

Em setembro, o indicador da inadimplência no Estado foi de 4,32%, com 27,300 mil devoluções de cheques por falta de fundos no universo de 631,900 mil compensações. Já em outubro do ano passado, o percentual de cheques devolvidos alcançou 4,39%, equivalente a 30,900 mil devoluções do total de 703,700 mil cheques compensados.

Nos primeiros dez meses deste ano, a inadimplência acumulada também está maior em Mato Grosso, con- siderando o cheque como instrumento de pagamento. No período, o percentual de cheques devolvidos por falta.

de fundos alcança 4,78%, com 292,300 mil devoluções de um total de 6,114 mil cheques compensados. Em 2013, de janeiro a outubro, foram devolvidos 301,800 mil cheques ou 4,49% dos 6,719 milhões de cheques compensados.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a celebração do Dia das Crianças no mês passa- do contribuiu para a elevação mensal da inadimplência. Quanto ao aumento do índice de inadimplência neste ano, os economistas dizem que é resultado do agravamento da conjuntura econômica no país, com inflação elevada, juros altos, estagnação da economia e redução na geração de empregos.

“Neste ano, vimos clientes que nunca tiveram problemas nos pagamentos com cheques ficarem inadimplentes”, relata a gerente financeira de uma rede de materiais de construção em Cuiabá, Laura Cristina Leite Ferreira. Ela diz que o volume de cheques recusados por insuficiência de fundos aumentaram após a Copa do Mundo e também durante as eleições. “A inadimplência existe, apesar de termos repassado a cobrança dos cheques às financeiras e limitarmos a aceitação do cheque nos pagamentos somente aos clientes mais antigos”, completa. Conforme ela, a maioria dos consumidores opta pelos pagamentos no cartão de crédito. O segundo maior grupo decide pagar por meio de boleto bancário. “O cheque é usado hoje por uma minoria dos clientes das lojas”.

Conforme a Serasa Experian, o percentual nacional de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,97% no último mês. Em setembro deste ano o índice chegou a 1,84% e em outubro de 2013 atingiu 1,96%. Nos primei- ros dez meses deste ano, a inadimplência motivada por che- ques sem fundos no país foi de 2,06%. Já no mesmo período do ano passado, esse percentual foi de 2,01%.

Entre os estados, Roraima liderou com a maior inadimplência motivada por cheques sem fundos em 2014, com percentual de 11,36% de devoluções. O Amazonas apresentou o menor percentual, com 1,22%. Nas regiões, foi no Norte que o índice de inadimplência acumulou maior alta, com 4,45% de cheques devolvidos. O Sudeste registrou o menor percentual, com 1,52%.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404462/visualizar/