Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 21 de Novembro de 2014 às 21:24

    Imprimir


A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) declarou ao Agro Olhar que apoia a iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalização da qualidade das sementes da oleaginosa no Estado. A Aprosmat ressalta que a mesma medida, porém, também deva ser aplicada a sementes salvas pelos produtores e que venham de fora.

De acordo com a diretoria da associação, a medida é muito válida para ajudar a garantir a qualidade das sementes de soja no Estado, então deve ser realizada de maneira efetiva por todos os lados.

A Aprosoja divulgou esta semana que a solicitação de fiscalização emergencial ao Mapa deu-se em razão de diversas reclamações dos produtores em relação às sementes de soja, que estariam com qualidade baixa e germinação com índice abaixo do permitido.

A Aprosmat também ressalta que o atraso das chuvas e, logo, do plantio nesta safra, pode ter gerado alguns problemas. Os produtores retiraram suas sementes das empresas na expectativa de chuva e, com a escassez delas, armazenaram o produto à espera do início da semeadura. A armazenagem fora dos padrões de umidade e temperatura é um dos principais fatores de perda de qualidade e vigor das sementes.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404510/visualizar/