Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 21 de Novembro de 2014 às 23:07

    Imprimir


Ilustração

Em quase um mês de operação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) Mato Grosso registrou 1.952 cadastros no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O volume supera as expectativas diante a agilidade proporcionada. Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), em 2014 o estado somou 43 mil processos de CAR e Licença Ambiental Única (LAU) migrados para o novo sistema.

Conforme a Sema-MT, os dados referem-se até o dia 7 de novembro. O Sicar teve operação iniciada no dia 26 de setembro em módulo off-line para migração de dados e desde o dia 17 de outubro em módulo on-line.

Desde 2009, quando a regularização ambiental em Mato Grosso passou a ser regida de acordo com o programa MT Legal, até o momento mais de 43 mil processos de CAR estão em andamento no estado. De acordo com a analista de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Lucélia Avi, o fato de em aproximadamente um mês do Sicar operando no módulo on-line registrar quase dois mil cadastros é considerado um avanço positivo.

"O produtor envia as informações do CAR e um dia depois o sistema já processa seu pedido e ele consegue imprimir o recibo. Este documento é considerado válido pela legislação federal para aquisição de crédito, por exemplo", comenta a analista frisando a emissão dos registros outro ponto positivo.

No Brasil, até outubro, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), 500.113 registros de propriedades rurais haviam sido realizado, o equivalente a 1% da meta de 5,2 milhões de cadastros esperados até março de 2015.





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404512/visualizar/