Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 22 de Novembro de 2014 às 17:34

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta quinta-feira (20) um debate sobre o sistema migratório do país "que foque nas esperanças e não nos medos" do povo americano para se chegar a uma solução integral e permanente.

Após anunciar ações executivas unilaterais que evitarão a deportação de cerca de 5 milhões de pessoas durante os próximos três anos, o presidente insistiu na necessidade de que um marco legislativo seja aprovado pelo Congresso. "Quero trabalhar com os dois partidos para aprovar uma solução legislativa permanente. E, no dia em que eu assinar esse projeto de lei, ações como as de hoje já não serão necessárias".

Obama pediu também que os republicanos não respondam a suas medidas migratórias com uma nova paralisação administrativa do governo federal, nem com o bloqueio de outras iniciativas no Congresso.

"Não deixem que a falta de acordo sobre um único assunto impossibilite qualquer acordo em outra questão (...) o Congresso não deveria voltar a provocar uma paralisação do governo só porque não existe acordo neste tema. Os americanos estão cansados do bloqueio", advertiu Obama.

No discurso, Obama citou o republicano George W. Bush, para reconhecer o papel dos imigrantes no país ao garantir que "são parte da vida" da nação.

"Como uma vez meu antecessor, o presidente Bush, disse: 'São parte da vida americana'", afirmou Obama na Casa Branca. "Agora aqui está a coisa. Esperamos que as pessoas que vivem neste país sigam as regras. Esperamos que os que atravessam a linha não sejam recompensados injustamente", afirmou o presidente.

"Sei que alguns dos críticos desta medida a chamam anistia. Bom, não é. Anistia é o sistema migratório que temos atualmente, no qual milhões de pessoas vivem aqui sem pagar seus impostos, sem se submeter às nossas regras, em que os políticos usam este assunto para assustar os cidadãos e buscar votos", continuou.

Obama ainda disse que desafiará os congressistas que questionam sua autoridade para atuar em matéria migratória a aprovar uma lei que outorgue soluções permanentes ao sistema migratório do país. "Para aqueles membros do Congresso que questionam minha autoridade para fazer com que nosso sistema de imigração funcione melhor, ou questionam minha capacidade de atuar onde o Congresso falhou, tenho uma resposta: aprovem uma lei", disse em trecho do discurso adiantado pela Casa Branca.

"Essa é a verdadeira anistia, deixar este sistema que não funciona como está. Uma anistia em massa seria injusta. A deportação em massa seria ao mesmo tempo impossível e contrária à nossa personalidade".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404553/visualizar/