Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 25 de Novembro de 2014 às 17:40

    Imprimir


Ednei Rosa / Câmara de Cuiabá

A proposta de extinção do Cursinho pré Vestibular da Prefeitura de Cuiabá, batizado de ‘Cuiabá Vest’, a ser formalizada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), tende a sofrer resistência em sua tramitação na Câmara Municipal. Pelo menos nove vereadores se manifestaram publicamente, na sessão matutina desta terça-feira (25), contrários ao fim do cursinho destinado a estudantes carentes, majoritariamente oriundos da rede pública de ensino. 


O cursinho era mantido pela Fundação de Ensino de Cuiabá (Funec), em processo de extinção.

“Creio que foi um equívoco da equipe técnica que projetou a reforma administrativa. Porque certamente todos se lembram que a manutenção do Cuiabá Vest foi uma promessa de campanha do prefeito Mauro Mendes. E eu o apoiei por isso”, recordou o vereador Mário Nadaf (PV).

Ele citou que Mendes, inclusive, gravou em seu programa eleitoral no rádio e na TV, prometendo que o cursinho teria seqüência por mais quatro anos. Nadaf foi diretor da Funec e crê que são necessários menos de R$ 50 mil por ano para mandar o cursinho.



“É inaceitável que venha um ‘pacote de maldades’, quase às vésperas do Natal, para a Câmara apreciar a toque de caixa. Sou professor e não aprovo a extinção de nada que seja favorável aos alunos. Eu sou contra [o fim da Funec]”, afirmou o vereador Allan Kardec (PT).

Para o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), que é médico, extinguir o Cuiabá Vest significa um retrocesso de décadas, no ensino público municipal. “Trata-se de uma conquista histórica dos estudantes pobres. São jovens do povo trabalhador e humilde; serão privados de uma vida melhor”, observou ele.

O vereador Faissal Calil Júnior (PSB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, cobrou maior debate do tema, antes dos colegar se posicionarem contrários ou favoráveis. "É imprescindível que haja discussão ampla, antes de colocar os projetos em votação", defendeu Faissal.



O líder do Executivo na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira, não quis discutir o mérito da questão, observando que o tema seria discutido com Mauro Mendes, no início desta noite.

A reportagem do Olhar Direto tentou contato com o secretário municipal de Governo, Roberto Campos Corrêa Júnior, mas não obteve êxito. A Secretaria Municipal de Governo será fundida com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, na reforma administrativa programada por Mauro Mendes.

Confira a promessa de Mauro Mendes de manter o Cuiabá Vest em seu programa eleitoral.





Fonte: Olhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404630/visualizar/