Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 27 de Novembro de 2014 às 10:42

    Imprimir


Criadores da região do Planalto de Mato Grosso do Sul têm até o dia 30 de novembro, o próximo domingo, para concluir a vacinação dos rebanhos bovino e bubalino contra contra a febre aftosa na segunda etapa da campanha de imunização deste ano.

A Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul) fez um alerta aos pecuaristas da região nesta quinta-feira (27), quando ao encerramento da campanha. Conforme a entidade, na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), esta segunda fase começou no dia 1º de outubro e terminou no dia 15 de novembro. Já no Pantanal, o prazo vai até 15 de dezembro.

De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a imunização é obrigatória e o produtor tem até 15 dias após o término da campanha para fazer a declaração de vacina no site do órgão.

Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Já na fronteira, a condição foi restabelecida em 2011. Segundo a Famasul, a conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.

O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. O diretor-secretário da Famasul, Ruy Fachini, credita este percentual ao comprometimento dos produtores rurais.

“Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial. O que favorece para que Mato Grosso do Sul se mantenha como importante exportador de carne bovina", concluiu.





Fonte: Do Agrodebate

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404766/visualizar/