Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Novembro de 2014 às 08:19

    Imprimir


O município de Nortelândia, representado por servidores da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nortelândia, participaram de 19 a 21 de Novembro, do 25º Congresso Nacional das APAEs, que aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

Mais de 3.480 congressistas de vários estados participaram do evento, entre profissionais, familiares, professores, técnicos, conselheiros, coordenadores nacionais, autodefensores, dirigentes apaeanos, representantes do governo federal, estadual, municipal e ainda a presença da comunidade em geral.

A Federação Nacional das APAEs comemora 60 anos na defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, atuando em 2.142 municípios brasileiros com atendimento especializado a uma população estimada em 250.000 pessoas.

O evento também teve a participação especial do Cantor Daniel - Embaixador das APAEs, que emocionou á todos com o seu carisma - “ é um prazer poder estar aqui, e sentir o carinho de todos, a APAE faz um belíssimo trabalho em todo Brasil e merece o nosso apoio, todos nós podemos contribuir, não custa nada se doar um pouco” realçou o cantor.

O XXV Congresso Nacional Das APAEs - VI Fórum Nacional de AutoGestão e Autodefensoria e 44. Congresso Estadual das APAEs do Paraná é um evento que representa o grande encontro de profissionais de todo o País envolvidos com a questão da deficiência, ações e questões atuais direcionadas pelas políticas públicas e seus impactos na vida dessas pessoas e na ação das famílias e da sociedade.

Uma das frentes de luta da rede Apaeana está em combater a distorção de valores que propiciam ao ser humano cidadania e condições de desenvolvimento, não visando apenas ao que o homem é capaz de produzir, mas também, pelo que é capaz de aprender, de ser, de conviver e de transformar os saberes, a si próprio e a sociedade em que vive.

Para a Presidente da APAE de Nortelândia, professora Mara Inez Vieira, somente o envolvimento de toda a sociedade pode contribuir para redução dos níveis de desigualdades e discriminação.

“O comprometimento de todos pode transformar o quadro atual em relação às pessoas portadoras de deficiência, assegurando a elas vida digna e uma participação mais efetiva na comunidade” disse ela.

A Secretária Municipal de Educação, professora Marlene Júlia, enfatizou a importância da população conhecer de perto o trabalho das APAEs, que tem desempenhado um importante trabalho de defesa de direitos e no exercício dos deveres dos cidadãos das pessoas com deficiência.

“Esse trabalho contribui sobremaneira para que as pessoas vivam com mais dignidade e as famílias encarem a situação de maneira que possam ofertar qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais” destacou.

Integraram a comitiva de Nortelândia, Jackeline Rodrigues (Diretora da Escola Especial Mundo Feliz), as professoras Alessandra Batista e Aldaci Damasceno; as funcionárias Valdenice de Lima e Claudina Gonçalves.





Fonte: Spartacus Assessoria Com Fenapaes

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404781/visualizar/