Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Novembro de 2014 às 13:23

    Imprimir


Questões sanitárias, ambientais, de logística e tributos foram alguns dos assuntos discutidos, no último dia 24, pelo setor da suinocultura em Mato Grosso com o governador eleito Pedro Taques. Durante o encontro, os suinocultores ainda 'lembraram' Taques quanto ao Programa Geral de Preços Mínimos (PGPM), que determina preços mínimos para diversos produtos agropecuários, com exceção da carne suína.

No encontro com o governador eleito, o presidente da Associação dos Criadores de Suínos em Mato Grosso (Acrismat), Raulino Teixeira Machado, salientou que o setor vive um momento de forte insegurança em Mato Grosso quanto às questões sanitárias, visto haver falta de investimento no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e deficiência que pode vir a trazer problemas para o setor caso algum problema sanitário venha a surgir.

Conforme o presidente da Acrismat, a situação vivida com o estado em que se encontra o Indea-MT afetam e preocupam todas as cadeias produtivas. Ele salienta, ainda, que qualquer detectação de enfermidades pode provocar embargos econômicos, como os vistos na pecuária bovina recentemente.

Outro ponto discutido entre o setor e Pedro Taques foi quanto ao Programa Geral de Preços Mínimos (PGPM) que não contempla a cadeia da suinocultura e é uma cobrança do setor há vários anos.

“A carne suína mato-grossense ficaria muito mais competitiva no mercado nacional. Afinal, já é clara a desvantagem de preços quando se pretende negociá-los com empresas de Estados vizinhos ou até mesmo em São Paulo, que é o maior consumidor do nosso produto. A quantidade de animal vivo que sai daqui é pequena, sendo assim, não afetaria os ganhos da região”, pontua Raulino Teixeira Machado quanto à questão da carga tributária.

Mato Grosso conta hoje com um plantel de aproximadamente 120 mil matrizes. O estado é o 5º maior em produção de suínos no país e gera 8.750 empregos diretos e mais de 30.000 empregos indireto.





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404789/visualizar/