Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Dezembro de 2014 às 16:56

    Imprimir


Reprodução / BBC
Estudo de Harvard sugere que partículas de poluentes podem passar do corpo da mãe para o do bebê
Estudo de Harvard sugere que partículas de poluentes podem passar do corpo da mãe para o do bebê

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard sugere que o risco de autismo em crianças duplica nas famílias cujas mães passaram muito tempo expostas à poluição durante a gravidez.

A pesquisa — que analisou 1.767 crianças, 245 com autismo e 1.522 sem — sugeriu que partículas de poeira, carbono e outros compostos químicos, que prejudicam várias partes do corpo, podem passar do pulmão para a corrente sanguínea da mãe, e daí para o bebê.

O estudo não estabelece uma relação causa-consequência definitiva entre autismo e exposição à poluição na gravidez, pois outras pesquisas indicam que existe um grande componente herdado na condição, além de outros fatores.

Mesmo assim, o pesquisador que coordenou a investigação, Mark Weisskopf, disse que existem elementos "crescentes" para unir as duas coisas.

— A especificidade das nossas conclusões, em especial no que se refere ao terceiro trimestre da gravidez, descarta muitas outras possíveis explicações.Isso não só oferece uma pista importante sobre como investigar a origem do autismo, mas nos abre uma porta para pensar em medidas preventivas no sentido de evitar que as gestantes não fiquem tão expostas à poluição.

Poeira letal

Comentando o estudo, o diretor de pesquisas sobre o meio ambiente do King's College, em Londres, Frank Kelly, elogiou as conclusões do trabalho de Harvard.

— Se fosse apenas um estudo eu não prestaria muita atenção, mas este é o quinto que chega à mesma conclusão.

Ele observou que a passagem de partículas de poluição do corpo da mãe para o do bebê "é biologicamente possível" por causa da placenta.

— Se compostos químicos estão entrando no corpo da mãe, o feto pode entrar em contato com eles também.

A poluição do ar causa cerca de 3,7 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O estudo foi publicado na publicação científica Environmental Health Perspectives.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405769/visualizar/