Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Dezembro de 2014 às 07:49

    Imprimir


Os empresários estão mais pessimistas com a economia do município neste mês, aponta uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos Socioeconômicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Cise/Unemat). De acordo com o levantamento, o Índice de Confiança Empresarial (ICE), “termômetro” empresarial sobre o momento atual e futuro da economia, apurado no início deste mês, foi 11,21% menor que o do mês de novembro.

Os economistas apontaram que “as mudanças provocadas pelas eleições continuam promovendo impacto sobre a economia nacional e local, com instabilidades características desse período de transição”. Assim como a possibilidade do aumento de impostos também “afetou negativamente a avaliação dos empresários com relação às expectativas”.

Em relação tanto à situação atual, quanto à expectativa para os próximos meses, os itens responsáveis pela queda foram os investimentos (-10,81%), contratações (-36,36%), intenção de investir (-64,71%) e de contratar (-51,32%) nos próximos meses.

Apesar do resultado, o Cise ressaltou que não significa que o empresário esteja tão pessimista quanto parece. “Como os principais responsáveis foram investimentos e contratações, pode-se argumentar que a queda já era esperada uma vez que houve neste ano um crescimento da economia aquém do historicamente observado no município. Quanto ao investimento, o empresário geralmente promove para atender e incentivar a demanda do final de ano. Como já atingiu-se essa época do ano os investimentos já foram realizados, portanto, o que se observa é uma queda significativa tanto na realização quanto na intenção de investir”.

A pesquisa é encomenda mensalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Neste mês, o levantamento de informações ocorreu durante os dias 1 e 12.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405791/visualizar/