Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 20 de Janeiro de 2015 às 20:08

    Imprimir


O primeiro paciente que recebeu um transplante de medula óssea entre parentes no Distrito Federal teve alta nesta segunda-feira (19). Maria de Jesus Filgueira, de 18 anos, deixou o hospital 21 dias depois de se submeter ao procedimento.

A garota tinha uma doença rara que impedia a medula de produzir células do sangue. A doadora foi uma irmã da paciente. "Foi difícil, tudo o que eu passei. Agora que eu estou livre dessa doença, é mais maravilhoso ainda. Agora é voltar para casa e me cuidar ainda mais", disse Maria.

Ela precisou ficar 20 dias internada para receber a medula e vai ficar em observação por mais um ano. Antes do transplante, a paciente teve de passar por uma série de exames, fazer quimioterapia e tomar imunossupressores para evitar que o corpo rejeitasse a medula da irmã. Em 30 de dezembro do ano passado, ela recebeu a infusão e ficou internada num local isolado. Sem o procedimento, ela teria poucas semanas de vida.

Quem descobriu a possibilidade do transplante no Distrito Federal foi Teresa Filgueira, outra irmã de Maria. Após pesquisar em diversos hospitais do DF, ela descobriu no Ministério da Saúde que o procedimento poderia ser feito no Instituto de Cardiologia. Anteriormente,os pacientes tinham de ir para São Paulo.

"Eu já estive lá, mas conheço pouquíssimo São Paulo. Tenho outros irmãos, mas nenhum sabe ler nem escrever. Não têm experiência como eu tenho. Na época que era para a gente ir, eu tinha uma filha de 1 ano e 9 meses. Não ia ficar de braços cruzados. Cabelo cresce, saúde a gente tem que correr atrás", afirmou Teresa.





Fonte: Do G1 DF

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407397/visualizar/