Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 27 de Janeiro de 2015 às 11:43

    Imprimir


A menos de uma semana da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, as movimentações entre os deputados se intensificaram e já houve mudanças nas composições das chapas, caminhando para uma chapa única. O deputado Guilherme Maluf (PSDB) retornou ao grupo do governador Pedro Taques (PDT) para se manter na disputa pela presidência da Casa e convidou Nininho (PR) para compor como primeiro-secretário.

A aliança teve o aval do deputado Eduardo Botelho (PSB), que até então era o primeiro-secretário na chapa liderada por Emanuel Pinheiro (PR), que vem ficando isolado em meio ao grupo dos aliados do governador. Isto porque a aliança entre Maluf e Nininho teria as bênçãos do Executivo.

O PR definitivamente é a “noiva” da vez. Com cinco deputados na bancada, três deles estão envolvidos diretamente na disputa pela Mesa. Emanuel, Nininho e Mauro Savi (PR) estão no jogo, enquanto Wagner Ramos e Sebastião Rezende acompanham de fora e tendem a seguir com o grupo aliado, deixando Savi isolado. Apesar de descartado por Maluf, após o tucano ceder às pressões palacianas, Savi ainda tenta se manter vivo e poderia vir a articular uma chapa com respaldo de aliados do deputado José Riva (PSD), que comanda a Assembleia há 20 anos e deixa o cargo no dia 31 de dezembro.

Este grupo da oposição que iniciou com 13 deputados estaria atualmente apenas com oito parlamentares, mas dois poderiam pular do barco e apoiar a chapa dos aliados de Taques.

No grupo dos aliados, apesar de parecer que a maioria apoia Maluf, o deputado Emanuel Pinheiro (PR) não está disposto a desistir. Ele informou que continua na briga pela presidência, mas argumenta que a decisão deverá ser em consenso entre o grupo, ou até mesmo em votação dentro dos aliados. “Foi dada a largada e começou o jogo, muita emoção ainda vai rolar até domingo. Agora que o Maluf retornou ao grupo do governador temos dois candidatos a presidente e um a primeiro-secretário, mas teremos de escolher e outros nomes ainda podem surgir”, afirmou o republicano.

Nininho, que assumiu a disputa com aval de Botelho, já adotou o discurso de mudanças determinado pelo grupo de aliados como a redução do duodécimo. Este ano, o orçamento da Assembleia é de R$ 446 milhões. O objetivo do parlamentar, que disputa o cargo de ordenador de despesa, é de reduzir até 30% as despesas e devolver recursos para o governador. A sobra deveria ser aplicada na aquisição de ambulâncias e camionetes, além de uma casa de amparo sustentada pelo Executivo

Maluf alega que desde o início do processo trabalha pelo consenso entre os grupos e neste momento foi possível fazer a construção da união entres os dois lados, situação e oposição, com ele e Nininho. “Esta chapa ganhou força nos últimos dias, porém quando o assunto de eleição de Mesa sabemos que tudo pode acontecer. O desejo de todos é que situação e oposição estejam bem representadas e governo tenha governabilidade garantida, mas a Assembleia possa atuar de forma independente”, reforçou.

Botelho confirmou que recuou para atender uma reivindicação do próprio governador e garantir o consenso, porém, apesar de ter aberta a vaga para Nininho, ele alega que ainda falta conversar com o grupo aliado. Ele recomenda também que Nininho converse com Emanuel.

Enquanto a maioria dos deputados acredita que as articulações continuem até às vésperas da eleição, o socialista está mais otimista e acredita que até esta terça-feira (27) a chapa esteja formada e com a expectativa de garantir o apoio de 18 deputados.

A situação é cada vez mais complicada na oposição. O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) esteve em reunião na Assembleia ontem com Riva, Mauro Savi e Romoaldo Junior (PMDB), que também estaria cotado para a primeira secretaria. O cacique adiantou que quer emplacar um parlamentar do PMDB na mesa diretora, mas para isso deve ter também de abandonar o grupo de Savi. Até agora Romoaldo tem se mostrado leal ao republicano e até recusou um convite vindo do próprio Executivo.

Botelho já descarta a ida de Romoaldo para a chapa, a menos que ocupe cargo menos cobiçado. A mesa diretora é formada por sete cargos, porém presidente e primeiro-secretário são os que têm poderes sobre os recursos e direção da Casa.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407796/visualizar/