Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 27 de Janeiro de 2015 às 14:21

    Imprimir


Extremistas supostamente ligados ao Estado Islâmico (EI) atacaram um hotel de luxo na Líbia nesta terça-feira, matando pelo menos três guardas e cinco estrangeiros, informaram as autoridades. Um carro-bomba também explodiu em frente ao edifício. Os militantes teriam se matado detonando explosivos quando ficaram encurralados no 24º andar do hotel.

O Corinthia Hotel, famoso entre estrangeiros e um dos mais importantes de Trípoli, foi cercado pelas forças de segurança. Após a explosão de um veículo, pelo menos cinco homens armados abriram fogo na recepção do hotel — ferindo um número indeterminado de pessoas. Eles teriam feito reféns.

Uma pessoa teria morrido após ser feita de refém e explodida junto aos atiradores, segundo a imprensa líbia. O andar onde eles tiraram a própria vida costumava ser utilizado pela diplomacia do Qatar, mas não havia ninguém no local.

Representante das forças de segurança de Trípoli, Mahmoud Hamza disse a uma televisão local que duas mulheres estão entre os cinco estrangeiros mortos. Um segurança e dois dos agressores também teriam morrido, segundo ele.

Mais cedo, o porta-voz de segurança Essam Naas informou que um militante havia sido preso. Duas mulheres filipinas ficaram feridas por estilhaços de vidro.

— De repente, ouvi tiros e vi pessoas correndo em minha direção. Escapamos pela parte de trás (do hotel) através da garagem subterrânea. O hotel fez um bloqueio depois disso — relatou uma testemunha à BBC.

Foto de outubro de 2013 mostra a fachada do hotel Corinthia, na capital Líbia  (MAHMUD TURKIA / AFP)

Com sede em Trípoli, o canal de televisão al-Nabaa disse que funcionários de alto escalão do governo estavam dentro do hotel. O autoproclamado líder de Estado Omar al-Hassi foi evacuado do local.

Em um breve comunicado no Twitter, o braço do Estado Islâmico em Trípoli reivindicou a responsabilidade pelo ataque, segundo o grupo de monitoramento de inteligência Site.

O Corinthia é popular entre diplomatas estrangeiros e funcionários do governo. A Missão das Nações Unidas de Apoio na Líbia (Unsmil) já realizou vários workshops no hotel.

A Líbia vive um conflito bélico interno forte, por conta da indefinição no poder. Um governo reconhecido em Tobruk, no Leste, e uma facção que controla a capital. Diversos grupos jihadistas têm atuado no país e provocado atentados.





Fonte: O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407816/visualizar/