Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 27 de Janeiro de 2015 às 18:19

    Imprimir


Delian Avramov
Kaíque Luan Ribeiro. Detido na Bulgária, jovem brasileiro negou ligações com extremismo religioso
Kaíque Luan Ribeiro. Detido na Bulgária, jovem brasileiro negou ligações com extremismo religioso

Unir-se ao Estado Islâmico não era, segundo o depoimento do goiano Kaique Luan Ribeiro Guimarães, o objetivo de sua viagem que acabou numa prisão búlgara no dia 22 de dezembro. O brasileiro, de 18 anos — que falou pouco diante do juiz Santiago Pedraz, quando, na sexta-feira, foi extraditado e entregue às autoridades espanholas — disse que apenas acompanhava os amigos, Tafik Mauhouch, de 24 anos, e Mohammed El Gabbro, de 27. Os dois, ambos marroquinos, declararam que a finalidade do trajeto, que acabaria em Istambul e não, segundo eles, na Síria, como se suspeita, era exclusivamente comercial. Queriam comprar roupas na cidade turca para revendê-las em Terrassa, a cidade catalã onde os três moram.

Kaique agora está em prisão provisória sem direito a fiança, acusado de pertencer a uma organização terrorista. Não há previsão de quando se realizará o julgamento. Ele ficará preso enquanto as investigações judiciais e policiais avançam. O tempo máximo é de dois anos prorrogáveis por outros dois. O brasileiro, que será julgado pela Audiência Nacional, pode ser sentenciado, caso seja condenado, a uma pena de seis a 12 anos de prisão.

Por enquanto, Kaique está a 40 quilômetros da capital espanhola, como um dos mais de mil internos do Centro Penitenciario Madri V, de Soto del Real, mas em qualquer momento pode ser transferido.

Dos três, Maunouch é o único com antecedentes criminais por uma violação leve da lei. Natural de Formosa, a 282 quilômetros de Goiânia, Kaique vive na cidade de Terrassa, nos arredores de Barcelona, há dez anos com a família.

Seu futuro está nas mãos do juiz Santiago Pedraz, de 56 anos, com fama de honesto, coerente, trabalhador incansável e extremamente comprometido com os direitos individuais. De fato, sua postura garantista irrita seus detratores.

Causou polêmica, em 2005, ao arquivar o último processo contra José Ignacio de Juana Chaos por artigos, supostamente ameaçadores, escritos pelo terrorista e publicados no jornal basco "Gara". Juana Chaos, na ocasião, já fora condenado por integrar o grupo separatista basco ETA e cumpria o 18º ano de uma pena de 3.129 anos, por 25 assassinatos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407818/visualizar/