Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 27 de Janeiro de 2015 às 23:12

    Imprimir


Getty
Falta de flúor na água favorece surgimento de cárie em crianças
Falta de flúor na água favorece surgimento de cárie em crianças

São Paulo já está enfrentando uma das piores crises hídricas da história. Para agravar a situação, os resultados parciais de um levantamento sobre a fluoretação da água dos 645 municípios do Estado de São Paulo aponta que 24,57% estão com teores de flúor inadequados para a saúde bucal. Das 2.772 amostras analisadas até o momento, 16,67% estão com baixa quantidade da substância. Essa deficiência favorece o surgimento de cáries em crianças de 0 a 12 anos.

De acordo com o estudo, 7,9% das amostras estão com superdosagem de flúor, o que pode facilitar o caminho para a fluorose dentária — manchas, geralmente esbranquiçadas, que aparecem nos dentes. O restante, 75,43% das coletas apresentaram fluoretação adequada.

As análises foram realizadas pelo CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), em parceira com a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Para concluir o Senso do Flúor, apelidado dados pelos pesquisadores, ainda falta analisar 8.733 amostras para completar as 11.505 coletadas.

O presidente do CROSP, Cláudio Miyake, garante que a correta quantidade de flúor aplicada na água combate a formação de cáries, assim como teores altos são igualmente prejudiciais.

— Os desdobramentos da iniciativa foram muito bons, mas fica evidente que este tipo de análise deve acontecer de forma sistemática e ampliada, garantido que a população não corra riscos em virtude da má fluoretação das águas.

O estudo completo, apresentando um mapa com a condição específica de cada município, só será possível a partir de maio desse ano.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407826/visualizar/