Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Janeiro de 2015 às 04:32

    Imprimir


O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou nesta segunda-feira (26) que poderá se lançar como candidato à presidência do Senado, decisão que será tomada pela bancada do partido durante reunião na terça-feira (27).

A escolha dos membros da Mesa Diretora do Senado ocorrerá em 1º de fevereiro, data em que senadores e deputados eleitos tomarão posse. Até o momento, a seis dias da eleição, nenhuma candidatura foi oficializada na Casa.

Nos bastidores, Renan Calheiros (PMDB-AL) é o nome do PMDB para disputar a reeleição. Pela regra, o partido com maior numero de senadores, caso do PMDB, tem a preferência na escolha do presidente. Mas parlamentares independentes e partidos de oposição poderão apoiar uma candidatura alternativa.

“Fala-se nos corredores que Renan teria o desejo de voltar, mas nunca se pronunciou a respeito. Acho isso estranho, faltando menos de uma semana para as eleições, até essa altura não tenhamos um candidato. Se eu for convocado, eu aceitarei”, afirmou Valadares ao G1.

Durante este mês, a oposição vinha articulando um nome da própria base aliada para a disputa, como os peemedebistas Luiz Henrique (PMDB-SC) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), mas nenhuma negociação foi concretizada até o momento.

Caso outro senador do PMDB, que não seja Renan, lance candidatura, o PSB poderá retirar o nome de Valadares, afirmou João Capiberibe (PSB-AP), futuro líder da bancada.

“O desejo de todos é que o nome seja do PMDB, respeitando as regras atuais, mas que fosse alternativo ao de Renan. Se o PMDB decidir por outro nome, que não seja Renan, aí então vamos sentar para conversar”, disse Capiberibe.

O senador amapaense lembrou que há vinte anos o mesmo segmento do PMDB vem conduzindo o Senado e que, atualmente, há um “desejo de mudança” por grande parte da Casa.

O nome de Valadares, disse, representa a possibilidade de “maior democratização”. Capiberibe disse ainda que vai procurar lideres da oposição nesta segunda-feira (26) para discutir a eventual candidatura do PSB.

Valadares afirmou que o futuro presidente do Senado deve ter “autonomia e credibilidade”. “O Legislativo está muito fragilizado, desacreditado. Há um ambiente de descrédito generalizado”, disse.

Caso seja eleito para o cargo mais alto do Congresso Nacional, o senador disse que dará prioridade à aprovação de reformas política e tributária.

“Hoje em dia as grandes reformas não são tomadas por falta de iniciativa política˜, afirmou. “Não se trata de nada contra o PMDB, nos damos bem com todos os partidos. Agora, achamos estranho que até essa altura não temos nenhum candidato”, completou.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407848/visualizar/