Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 29 de Janeiro de 2015 às 16:09

    Imprimir


Tony Ribeiro/MidiaNews
O deputado estadual José Riva, que termina seu mandato na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
O deputado estadual José Riva, que termina seu mandato na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), afirmou, durante balanço de seus 20 anos como parlamentar, que deixa a vida política sem frustrações e arrependimentos.

Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (29), o parlamentar negou que a saída de cenário seja devido a uma possível inelegibilidade por conta da Lei da Ficha Limpa.

Mesmo com o fim de seu mandato, Riva negou que tenha medo de ser preso por alguns dos mais de 100 processos que responde na Justiça.

“Não quero mais disputar nada, independentemente da condição de elegibilidade. Cheguei à conclusão de que tudo passa e eu também passo. É preciso buscar pessoas novas, com ideias novas. E não tenho nenhuma frustração, dei o meu máximo em tudo que fiz.”, disse.

“Eu achava que no Parlamento já não era tão útil. Tudo que precisava fazer eu tentei, algumas com êxito e outras nem tanto. De todos os percalços existentes, vejo que fiz política municipalista, de muita presença nos municípios. A sociedade pode até reclamar, mas nunca deixei de atender a nenhum segmento da sociedade”, afirmou.

"Não quero mais disputar nada, independentemente da condição de elegibilidade, cheguei à conclusão de que tudo passa e eu também passo"

O deputado do PSD destacou o fato de não ter nenhuma condenação em julgado. Para ele, hoje, estaria apto a disputar qualquer eleição.

“Não vou mais disputar mais porque não quero. Não tem nada a ver com a elegibilidade, não tenho dúvida de que sou elegível. Você acha que sou menos elegível que o [Paulo] Maluf? Não tenho nenhuma sentença transitada em julgada com condenação, o Maluf tem”, afirmou.

Para Riva, os diversos processos na Justiça são resultados de sua atuação de “enfrentamento”, sempre estando em grandes discussões, que envolviam grandes interesses.

“Costumo dizer que o cidadão que tem medo de ter problema na vida é melhor nem sair de casa. A partir do momento em que põe o pé fora de casa já começa a cometer irregularidades. Eu sou uma pessoa que não sabe se omitir e sempre estive no olho do furacão”, disse.

“E a gente erra e acerta e eu, como todo ser humano ,errei muito e acertei muito. Mas tenho certeza que, dentro das minhas limitações, fui útil para o Estado. E vou continuar agora sendo útil nas minhas atividades”, completou.

Prisão

O deputado disse acreditar que somente com o tempo a sociedade entenderá que ele não cometeu nenhuma irregularidade, enquanto presidente ou primeiro secretário da Assembleia Legislativa.

"Não sou um cidadão desonesto, não sou ladrão, não desviei dinheiro público. Mas infelizmente, só o tempo contará isso" “Não sou um cidadão desonesto, não sou ladrão, não desviei dinheiro público. Mas, infelizmente, só o tempo contará isso. E vocês podem ter certeza que a minha situação não é o que muitos pensam. Enfrentei quem eu tinha que enfrentar e alguns desses enfrentamentos tiveram um custo caro”, disse.

“A Assembleia era metida em uma série de coisas que hoje não ocorrem. Você vê a disputa pela eleição da Mesa Diretora: briga para cá, briga para lá, mas todos sabem que vão assumir uma Assembleia redonda, sem problemas”, afirmou.

Mesmo com o fim de seu mandato, Riva negou que tenha medo de ser preso por alguns dos mais de 100 processos que responde na Justiça.

“A única coisa que digo é que sou o cara mais fácil de ser preso, não vou correr, não vou para o exterior e todos sabem onde moro. Você pode até desconfiar de um juiz, de um desembargador, mas tem que acreditar na instituição e eu acredito no Judiciário. Um exemplo são os quatro processos que estavam em Brasília e que, depois, me devolveram a presidência da Assembleia”, disse.

Futuro

"Então, a minha decisão é também porque, a partir de agora, a Janaina vai liderar esse processo. Ela está pronta para isso" Riva afirmou, por fim, que irá se dedicar, nos próximos anos, à iniciativa privada. Ele deve manter seus negócios agropecuários no interior do Estado de Mato Grosso.

Segundo o deputado, a política deve ficar por conta apenas da deputada diplomada Janaina Riva (PSD), sua filha.

Janaina foi a única mulher eleita para a próxima legislatura, sendo a segunda mais votada, com 48.171 mil votos.

“Não vou disputar mais eleição e confesso que para meu futuro tenho com vontade de fazer tanta coisa que tenho até dificuldade de dizer. Mas quero fazer o que gosto de fazer e o que sei. Ganhei minha vida vendendo terra, fazendo loteamento, mexendo com madeira”, disse.

“Então, a minha decisão é também porque, a partir de agora, a Janaina vai liderar esse processo. Ela está pronta para isso. E tenho certeza que ela vai ser muito mais útil ao Governo do que muitos deputados governistas. A oposição é extremamente importante quando é exercida com responsabilidade. Os bajuladores são os que ferram com você”, disse.

Ainda na coletiva de hoje, o deputado apresentou um balanço da sua trajetória parlamentar.

Segundo ele, ao longo desses 20 anos, foram feitas a apresentação de 13.268 proposituras.

De 1995 a 2015, foram 57 emendas constitucionais apresentadas, 113 leis complementares, 1208 leis ordinárias, 470 projetos de resolução, 5 decretos legislativos, 556 requerimentos, 5.726 indicações, 5.133 moções, e um total de 13.268 proposituras sugeridas.

Ao todo, são 803 leis projetos aprovados e sancionados.

“De uma forma ou de outra, ajudei a melhorar a vida das pessoas. A lei do cheque-caução, que depois se tornou nacional, com a apresentação e sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), do Fethab, que partilha recursos com os municípios, em que pese à decisão judicial que suspende a distribuição, do primeiro emprego para os jovens, da garantia de bolsa de estudos para estudantes carentes em universidades estaduais (Promat), da garantia do repasse de 2,5 da receita corrente líquida de Mato Grosso para a Unemat”, disse.

José Riva foi eleito seis vezes presidente da Casa de Leis em cinco mandatos. Ele participou de cinco Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI): Cooamat; Sema; Narcotráfico; Combustíveis; e GIAs.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407982/visualizar/