Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 03 de Março de 2015 às 20:33

    Imprimir


A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) já está sob nova direção. Durante o biênio 2015/2016 a escola será comandada pelas desembargadoras Marilsen Andrade Addario (diretora), Serly Marcondes (vice-diretora), que tomaram posse, juntamente com os integrantes do Conselho Consultivo, formado pelos desembargadores Márcio Vidal, Luiz Ferreira da Silva, Rondon Bassil Dower Filho, Cleuci Terezinha Chagas e Nilza Maria Pôssas de Carvalho. A nova direção foi eleita pelo Tribunal Pleno em outubro do ano passado.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, que comandou a escola durante os quatro últimos anos, fez a transmissão de cargo à nova equipe desejando a todos muito sucesso para levar à frente os projetos da Esmagis. “Ao final destes quatro anos eu acabo fazendo uma avaliação positiva, embora não tenha feito tudo quanto eu gostaria de ter feito. Tivemos vários obstáculos, não conseguimos realizar todo o planejado, mas avançamos, principalmente com relação aos cursos para magistrados”.

Ele cita como exemplo o curso preparatório para os juízes que fazem concurso para magistratura. Ao todo, foram de 480 horas de formação, ministrado para 51 magistrados. “Fizemos também no decorrer destes quatro anos muitos cursos em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. Com muito prazer, passo a diretoria para a desembargadora Marilsen. Ela tem muitas ideias, muitos projetos para a escola e a renovação é sempre boa. A Esmagis poderá ser engrandecida por esta nova administração”.

O desembargador Paulo da Cunha falou da importância dos cursos ministrados na escola para os juízes. “Os cursos de atualização de nossos magistrados são de grande importância. A Enfam (Escola Nacional da Magistratura) nos dá esta tarefa, fazer estes cursos para preparar melhor os juízes para a atualidade, pois a sociedade está em constante mudança. Estes cursos ajudam o magistrado, que está mergulhado nos processos, a se preparar melhor também. A sociedade se modifica e nós precisamos acompanhar estas mudanças”.

A nova diretora da Esmagis-MT, desembargadora Marilsen Andrade Addario, também chamou a atenção para o fato de os magistrados estarem sempre se reciclando, em razão das constantes alterações pelas quais passa a sociedade. “Uma dos papeis da escola é ministrar cursos a fim de adequar a função do juiz à vida moderna do homem de hoje. A civilização vai se alterando com o passar dos anos e é preciso se adequar a esta nova realidade”.

A desembargadora ponderou ainda sobre a importância dos magistrados terem uma visão humanística dos fatos. “O juiz do passado não precisava ter esta visão da sociedade, mas o juiz do presente precisa ter este olhar, precisa se moldar a questões mais humanas, ao desenvolvimento social e por isso precisa estar mais próximo do cidadão”.

Para ela, a escola não tem que dar ênfase apenas às melhorias das técnicas jurídicas, mas também das relações sociais do juiz com as pessoas, o processo, a mediação, a conciliação, inclusive evitando que novos conflitos sejam judicializados. “A escola sempre se pautará pela formação do magistrado no aperfeiçoamento da conciliação, da mediação e na resolução de conflitos antes da judicialização”.

Entre os projetos desta nova direção está o investimento em cursos à distância, o chamado EAD, que segue uma determinação da própria Enfam. “Tivemos uma reunião recentemente em Brasília e o ministro João Otávio Noronha já nos avisou que as escolas precisam se adequar aos cursos à distância, este será um novo desafio para nossa escola”.

Ela fez um chamamento para que os magistrados participem dos cursos oferecidos pela Esmagis, que venham “a nossa escola e tragam as suas experiências, as boas práticas, que cada um deve estar implantando na sua comarca, para que possamos fazer esta troca de experiência. Isso é muito válido para todos nós”, disse a desembargadora, completando que os cursos ofertados pela escola são reconhecidos pela Enfam e por isso auxiliam o magistrado na promoção e remoção, com pontuação a mais no currículo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/408683/visualizar/