Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Março de 2015 às 19:57

    Imprimir


Secom-MT
Várzea Grande registrou 19 homicídios nos últimos dois meses
Várzea Grande registrou 19 homicídios nos últimos dois meses

Várzea Grande reduziu em 48% os índices de homicídios nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, uma queda histórica para o município que vem sendo um desafio para a Segurança Pública no controle e redução da criminalidade.

Em números absolutos, no ano passado Várzea Grande registrou em janeiro e fevereiro, 37 homicídios; sendo que no mesmo período deste ano registrou-se 19. Em relação aos roubos, foram 540 ocorrências em 2014 e 470 este ano.

Além dos homicídios, outro indicador prioritário que também apresentou redução nos dois primeiros meses do ano na segunda maior cidade do Estado foi o roubo, que teve queda de 13% este ano em relação ao mesmo período de 2014.

Segundo a secretária-adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alessandra Saturnino, as reduções "demonstram que o planejamento realizado pela Secretaria de Segurança baseou-se em pilares concretos e em ações pautadas em critérios técnicos como, por exemplo, as ações intensivas com repressão qualificada especialmente nas zonas quentes de criminalidade".

A secretária salientou, ainda, que o mapeamento é contínuo e o realinhamento das ações serve para que a Sesp dê foco naquilo que de fato a sociedade anseia, que é o controle da violência e redução da criminalidade.

Operações nas "áreas quentes"

Para controle desses índices, a Secretaria de Segurança Pública está deflagrando, semanalmente, a operação Asfixia em vários pontos de Várzea Grande considerados como "áreas quentes" de criminalidade.

A operação Asfixia integra a grande Operação Impacto, compromisso do Governo do Estado no confronto ostensivo à criminalidade. Baseada em estratégias implantadas pela Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, a Operação Impacto é subdividida em três outras operações paralelas: Start, Precisão e Inopinada.

A operação Start marca a presença das forças policiais do Estado nas ruas das principais cidades. Inúmeras blitzes são montadas e os policiais ficam prontos para agir em qualquer situação que se apresente.

Paralela à Start, a Segurança também realiza a operação Inopinada, com abordagens, busca e checagem de veículos.

Na operação Precisão, as ações são deflagradas baseadas em mapeamento das áreas mais perigosas. As forças policiais são deslocadas para pontos específicos no objetivo de capturar os chamados “chefes do crime”, cumprindo mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão.

Também compõe a grande Operação Impacto, a operação Interior Seguro, na qual ações previstas na operação Asfixia e Precisão são levadas aos municípios do interior do Estado.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/408796/visualizar/