Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Setembro de 2012 às 16:58

    Imprimir


Morro de São Jerônino foi um dos pontos consumidos pelo fogo (Foto: Prevfogo)
Morro de São Jerônino foi um dos pontos consumidos pelo fogo (Foto: Prevfogo)

 

Os pontos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 km de Cuiabá, foram liberados para visitação nesta quinta-feira (20). De acordo com a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Carolina Potter, o incêndio foi controlado nas localidades do Véu das Noivas, Circuito das Cachoeiras e no Morro de São Jerônimo, após intensivo trabalho dos brigadistas que combateram as chamas.

De acordo com ICMBio, às 5h da manhã desta quinta-feira, duas equipes se deslocaram para o campo para monitorar as áreas atingidas e verificar se os focos de incêndio continuavam mesmo depois da chuva. “Após a avaliação, a equipe de servidores do parque decidiu reabrir o locais para visitação”, informou a analista. Segundo informações da administração do Parque Nacional, um avião ajudou a monitorar os focos de incêndio.

Operação

Durante os 14 dias de combate ao incêndio no parque e seu entorno, atuaram na operação 35 brigadistas, oito da Estação Ecológica Serra das Araras, seis da Estação Ecológica Iquê, seis da Estação Ecológica de Taiamã, e mais sete da Aeronáutica além do esquadrão de brigadistas indígenas das Terras Indígenas Irantxe e Myky, do município de Brasnorte, treinados e contratados pelo Ibama desde 2008.

O fogo dentro da área do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães chegou a ser controlado no último domingo (16), porém, o incêndio voltou a ser registrado no Morro de São Jerônimo na madrugada de segunda-feira (17).

Brigadistas tentam combater incêndio no Parque de Chapada (Foto: ICMBio/ Parna da Chapada dos Guimarães)
Brigadistas combatem  incêndio no Parque de Chapada (Foto: ICMBio/ Parna da Chapada dos Guimarães)

 

Os brigadistas atuam na área desde o dia 7 de setembro, quando um grande incêndio foi registrado no entorno do parque. Desde então, as equipes trabalharam na região para tentar combater o incêndio. Desde o dia 11, quando o fogo chegou dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, foi consumida uma área equivalente a três mil campos de futebol. Já no entorno foram queimados 13 mil hectares.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/40892/visualizar/