Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Março de 2015 às 03:17

    Imprimir


A CPI da Petrobras aprovou nesta terça-feira (24) requerimentos de convocação para depor do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; da ex-gerente Venina Velosa da Fonseca, da área de Refino e Abastecimento da Petrobras; e a reconvocação do ex-gerente Pedro Barusco, já ouvido pelo colegiado.


Os deputados votaram em bloco 96 requerimentos, que foram aprovados de forma simbólica (sem contagem de votos), porque já havia um acordo prévio.]

No total, foram aprovadas as convocações de 16 pessoas e de representantes legais de 38 empresas, além de um convite. Nos casos de convocação, a presença é obrigatória.

Os convocados são os seguintes:

- João Vaccari Neto, tesoureiro do PT
- Luciano Coutinho, presidente do BNDES
- Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras
- Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente executiva da diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras
- Fernando de Castro Sá, ex-gerente jurídico da Petrobras
- Mauro Cunha, ex-integrante do Comitê de Auditoria da Petrobras
- Heyder de Moura Carvalho, ex-gerente de Compras para Empreendimentos da Área de Abastecimento da Petrobrás
- Mário Góes, apontado como operador do esquema
- Augusto Mendonça, executivo da empresa Toyo Setal
- Nilo Vieira, presidente do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj)
- Jansen Pereira, ex-gerente executivo do Comperj
- Antônio Carlos Pinto de Azeredo, ex-presidente da Transportadora Gasene
- Renato Sanches Rodrigues, diretor de operações e participações da empresa Sete Brasil
- Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, diretor-presidente e de relações com investidores da empresa Sete Brasil
- Fernando Barros
- Maurício Guedes

O único convidado é Auro Gorentzvaig, ex-conselheiro e acionista da Petroquímica Triunfo.

No caso de João Vaccari, os deputados querem que ele esclareça as denúncias de que ele seria operador do PT no esquema de pagamento de propina oriunda de contratos da Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato. O partido tem declarado que recebeu somente doações legais.

Os requerimentos para ouvir Coutinho e Barusco são de autoria do deputado André Moura (PSC-SE), que é sub-relator da CPI. Ele quer que sejam investigadas irregularidades na operação da companhia Sete Brasil, de exploração de sondas, e na venda de ativos da Petrobras na África.

No requerimento de convocação de Coutinho, Moura quer que ele preste esclarecimento sobre os financiamentos concedidos pelo banco à empresa no período em que a Sete fechou contratos com a Petrobras, que são alvo de investigação.

Sobre a reconvocação de Barusco, Moura justificou que faltou ele dar mais detalhes no seu depoimento sobre a participação da empresa Sete. Ele deverá ser ouvido em uma sessão paralela coordenada pela sub-relatoria.

Os deputados aprovaram ainda a quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal do ex-gerente da estatal Pedro Barusco e do ex-diretor Renato Duque.

Entre os requerimentos aprovados na sessão desta terça, os deputados vão solicitar cópia do inteiro teor de todas as gravações e vídeos das reuniões do Conselho de Administração da Petrobras no período de 2005 a 2015.

O colegiado vai requerer, ainda, acesso a todos os pareceres jurídicos, relatórios de auditorias e contratos de projetos de construção de refinarias no período de 2005 a 2015.

Outro requerimento aprovado pede acesso à cópia integral de todos os contratos entre a Petrobras e as empresas envolvidas no processo de construção da refinaria de Abreu e Lima. Os pedidos foram aprovados após acordo prévio entre os líderes partidários.

Os deputados também aprovaram um pedido de informações ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Os parlamentares querem esclarecimentos sobre procedimentos de auditoria interna no âmbito da Petrobras e de suas subsidiárias.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/409864/visualizar/