Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 26 de Março de 2015 às 18:37

    Imprimir


A previsão de poucas chuvas, principalmente para o final de abril e início de maio, deve ser fator de preocupação para quem plantou milho em Mato Grosso. É o que avalia o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório.


De acordo com a instituição, neste período, cerca de 40% do que foi plantado deve estar em fase de enchimento dos grãos, quando a necessidade hídrica é a maior do ciclo produtivo, em torno de 240 milímetros. “O que pode ser preocupante para o produtor são as previsões de baixos volumes de chuva para o final de abril e início de maio, podendo provocar assim redução na produtividade”, informam os técnicos.

Nos cálculos do Imea, o milho vai estar no ponto de colheita até o final do mês de junho. Nesse período, a necessidade hídrica é menor, em torno de 100 milímetros.

Nesta safra, o plantio do cereal em Mato Grosso terminou uma semana mais cedo que na safra 2013/2014. Ao todo, foram plantados no atual ciclo 2,96 milhões de hectares. “O produtor muitas vezes teve que correr contra o tempo, a fim de evitar ao máximo a semeadura fora da janela ideal. Ainda assim teve boa parte do cereal semeado fora da janela, o que pode vir a preocupar o produtor, visto que as expectativas de chuvas para os próximos meses são de baixo volume”, destaca o Imea.




Fonte: DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/409946/visualizar/