Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Março de 2015 às 00:15

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinaram na última sexta-feira (20.03) o termo de cooperação técnica que visa realizar processos formativos para a articulação e a consolidação da Rede Intersetorial de Assistência aos Usuários de Crack e Outras Drogas, além dos seus familiares, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. A Rede será coordenada pelo Centro Regional de Referência (CRR), sob a supervisão da professora Delma Perpétua Oliveira de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ISC). 


Além da Seduc e UFMT, participam do projeto as Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), de Saúde (SES), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Ministério Público (MP/MT), Defensoria Pública de Mato Grosso (DP/MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) e as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

O termo visa qualificar os profissionais da área de saúde, educação, assistência social e justiça que atuam no combate às drogas, no tratamento e apoio aos usuários e seus familiares. Ao todo, 420 profissionais receberão formação por meio de um curso de capacitação com carga horária de 80 horas, sendo 40 horas teóricas e 40 horas de campo (local de trabalho do profissional).

Para a área de educação, a meta é a atualização, em processo formativo sobre o crack e outras drogas, para profissionais com conhecimentos atuais sobre gerenciamento de casos e reinserção social dos dependentes químicos.

Também será realizado intercâmbio entre professores pesquisadores da UFMT e profissionais da Seduc com o objetivo de promover à troca de experiência e a produção científica contextualizada, visando o benefício de ambas as partes no enfrentamento ao crack, a outras drogas e suporte às famílias dos usuários.

Segundo o secretário adjunto de Políticas Educacionais, da Seduc, Gilberto Fraga, a intenção é formar profissionais capazes de abordar adolescentes já usuários de drogas e conscientizar aqueles que ainda não se envolveram com esse tipo de problema.

“No combate às drogas o apoio de todos é importante, e a escola tem por obrigação capacitar-se para enfrentar o problema”, avaliou destacando que o foco da Seduc são os adolescentes e pré-adolescentes, a ‘clientela mais vulnerável’. 





Fonte: Da Assessoria Seduc/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/409974/visualizar/