Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Março de 2015 às 16:35

    Imprimir


Os pais do bebê Ricardo Curvo de Almeida, de oito meses, conseguiram uma liminar na Justiça que obriga que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) a fornecer o remédio canabidiol ao menino. O remédio é à base de maconha e ajuda no tratamento de Ricardo, que vive com a família emVárzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

O bebê sofre de schinzel-giedion, uma síndrome muito rara, que provoca má formação, retarda o crescimento, provoca convulsões constantes e traz complicações neurológicas. Ricardo não enxerga e não escuta. Jéssica Curvo e Bruno Lima, pais do bebê, lutavam para conseguir na Justiça a liberação do uso do canabidiol. Antes disso a criança recebia outros remédios e passava por tratamento no Rio de Janeiro.

De acordo com o pai do bebê, o remédio será comprado nos Estados Unidos. Inicialmente a família deve receber seis frascos que devem durar pouco mais de dois meses, em duas doses diárias. Cada frasco custa R$ 1,5 mil. “As crises dele são difíceis. A síndrome é degenerativa e daqui um ano esse remédio pode durar menos e as doses podem aumentar. Hoje meu filho não está bem, ele não reage bem aos medicamentos, é muito frágil e tem muitas convulsões”, disse ao G1.

Em nota, o Governo de Mato Grosso afirmou que foi notificado da liminar e que vai adquirir a medicação para Ricardo. Segundo a SES, o processo para aquisição e importação do medicamento teve início nesta sexta-feira (27). Porém, não há um prazo definido para que o processo licitatório seja concluído e o remédio entregue os pais.

"A esperança do canabidiol, como ele tem bases naturais, não tem tantos efeitos colaterais. Essa é nossa esperança", comentou Bruno.

Canabidiol
O canabidiol é uma substância pouco conhecida, tanto no Brasil quanto no mundo. A Anvisa está agora negociando acordos com universidades brasileiras para que os pacientes que utilizem o canabidiol sejam monitorados.

Bebê sofre de schinzel-giedion, uma síndrome muito rara. (Foto: Reprodução/TVCA)





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410049/visualizar/