Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Março de 2015 às 16:51

    Imprimir


Cédula de 100 pesos argentinos ganhou versão em homenagem às Mães e Avós da Plaza de Mayo (Foto: Divulgação/Casa de Moneda)

A presidente argentina Cristina Fernández Kirchner lançou, na última quinta-feira (26), uma edição especial da cédula de 100 pesos argentinos que homenageia as Mães e Avós da Plaza de Mayo, um dos principais grupos organizados de luta contra o regime militar na Argentina e pela justiça das vítimas e familiares de vítimas da ditadura. A criação foi batizada de "Memória, verdade e justiça - um caminho rumo à identidade".

Mães da Praça de Maio (Foto: AFP)Mães da Praça de Maio (Foto: AFP)

A cédula de 100 pesos argentinos equivale a aproximadamente R$ 36, e a nova edição, que, segundo a Casa de Moneda, não invalida as demais cédulas de mesmo valor já em circulação, inclui as mesmas novidades das cédulas impressas desde 2012: além dos mesmos mecanismos de segurança, o papel tem relevo em algumas partes, para que pessoas com deficiência visual possam identificá-lo.

Entre os símbolos escolhidos para a homenagem está o lenço que as mulheres amarram na cabeça, e se tornou uma das principais imagens do movimento, e uma cadeia de DNA que atravessa a cédula. Segundo a Casa de Moneda, a imagem foi escolhida porque os exames de DNA têm uma dupla condição: "A de aliado incondicional das Mães e Avós na árdua tarefa de restituição de identidades, e também para nos recordar que, graças a elas e a sua aposta pela vida, a necessidade de memória, verdade e justiça está para sempre em nosso código genético."





Fonte: Do G1, em São Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410050/visualizar/