Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 31 de Março de 2015 às 08:10

    Imprimir


O ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse nesta segunda-feira que, caso o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, não saia voluntariamente do cargo, a direção do partido deve pedir o seu afastamento de forma preventiva. Vaccari virou réu no processo da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras, e é acusado de intermediar o pagamento de propina ao PT por meio de doações oficiais ao partido, entre 2008 e 2010.


“Se ele foi denunciado e a denúncia foi aceita, que é a informação que nós temos, o partido deve pedir que ele se afaste e, se ele não se afastar, afastá-lo preventivamente”, afirmou Genro.

O petista admitiu que a manutenção de Vaccari traz desgaste político ao PT e afirmou que já defendeu o afastamento “preventivo” do tesoureiro. “A minha opinião, e eu já manifestei isso à direção do partido, é que o partido deve determinar o exame das provas e da denúncia que existe. Se a denúncia for fundamentada, tem que, sim, fazer o afastamento preventivo”, afirmou Genro.

Ao aceitar a denúncia contra Vaccari, o juiz Sérgio Moro afirmou que parte da propina da Diretoria de Serviços da Petrobras – comandada por Renato Duque – era direcionada ao tesoureiro na forma de doações registradas na Justiça eleitoral.

O tesoureiro tem sido pressionado por alguns setores do PT a deixar o partido. Oficialmente, no entanto, a sigla afirma que Vaccari nunca recebeu doações ilegais. Em nota divulgada na semana passada, o PT afirmou que todos os recursos são recebidos por meio de depósitos bancários e declarados oficialmente. “Ressaltamos que o secretário Vaccari não ocupava o cargo de tesoureiro do PT no período citado pelos procuradores na ação aceita pela Justiça, uma vez que ele assumiu a posição apenas em fevereiro de 2010”, diz a nota.

Genro participou nesta segunda-feira de uma reunião com o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em São Paulo. À tarde, o ex-governador ainda compareceu a um encontro promovido pela executiva nacional do PT para buscar soluções para a crise política, quando falou com jornalistas. A reunião do PT está sendo realizada em um hotel na zona sul de São Paulo e conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.





Fonte: DO TERRA NOTICIAS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410195/visualizar/