Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 31 de Março de 2015 às 11:51

    Imprimir


Substâncias poluentes do ar podem ter efeito negativo no desenvolvimento do cérebro das crianças, segundo estudo da JAMA psiquiatria. O estudo foi o primeiro a fazer a ligação da longa exposição a componentes como tinta, pesticidas e plásticos e o seu efeito no cérebro. Foi descoberto que essas substâncias danificam a superfície do órgão.


Cientistas da universidade de Columbia, nos Estados Unidos, acompanharam 40 crianças que tinham contato frequenta com ar poluído e fizeram exames frequentes desde que eles nasceram até completarem nove anos de idade.

Quando os pesquisadores fizeram o teste relacionado à exposição de poluentes, eles encontraram evidências de pequenas anormalidades em partes do cérebro responsáveis pela inteligência e concentração. Em 2012, o mesmo estudo descobriu relação com a exposição a poluentes e o menor desenvolvimento da capacidade cerebral.

Para os especialistas, a poluição do ar é onipresente, principalmente em grandes cidades. Para eles, o estudo deve colaborar com importantes temas de saúde pública. Entretanto, os pesquisadores focaram o estudo num público específico. Por isso ainda é cedo para conseguir alguma conclusão significativa para outros tipos de público.

A pesquisa continua e os cientistas agora buscam aprofundar os estudos sobre poluentes do ar e a relação com o desenvolvimento do cérebro.





Fonte: R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410224/visualizar/