Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 01 de Abril de 2015 às 10:49

    Imprimir


Foto: Viviane Petrolli / Agroolhar

Rui Prado deve mesmo se filiar ao PSDB a convite de Aécio e Nilson Leitão

Considerado o principal líder do agronegócio, o presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, deve dar o ‘sim’ ao PSDB durante reunião-almoço, nesta quarta-feira (1), com o presidente da Executiva Regional, deputado federal Nilson Leitão. Ele recebeu o convite o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), que conquistou quase metade dos votos para a Presidência da República, no ano passado.

“O convite foi feito pelo presidente Aécio, por considerar Rui Prado um nome em ascensão e em condições de representar o Partido em qualquer instância. Talvez seja um potencial candidato do PSDB para qualquer cargo eletivo”, explicou Leitão, para a reportagem do Olhar Direto.

Rui Prado recebeu quase 140 mil votos, no ano passado, quando disputou o Senado pelo PSD – sua primeira eleição em 2014. Outro representante do agronegócio é o vice-governador Carlos Fávaro (PP), eleito em 2014, na chapa do governador José Pedro Taques (PDT).

Atualmente, ele é membro do Conselho da República de assessoramento à presidente Dilma Rousseff (PT) como representante do agronegócio.

Nilson Leitão revela que o PSDB trabalha para consolidar novas lideranças políticas, principalmente em Estados onde nas últimas eleições os resultados para a disputa presidencial sempre foram favoráveis à agremiação tucana, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A ênfase para Estados com forte vocação ao agronegócio é uma das propostas da agremiação.

Por orientação partidária, Rui Prado teria solicitado a transferência de seu domicílio eleitoral para Cuiabá. Nos bastidores, ele é cotado para disputar o Palácio Alencastro, em 2016. Desde 1996, o PSDB sempre teve candidatos fortes à Prefeitura de Cuiabá – o último foi o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), em 2012.

Essa filiação se confirmada, sinalizaria para uma eventual disputa já nas eleições municipais de 2016, isto se não houver uma mudança nas atuais regras como desejam deputados federais e senadores que estão apreciando a Reforma Política para começar a ter vigência a partir do ano que vem.

Quem abriu espaço para o agronegócio na política de Mato Grosso foi o senador Jonas Pinheiro (in memorian), na época do antigo PFL – hoje DEM. Ele convocou o ex-governador e atual senador Blairo Maggi, líder do PR no Senado, para ser seu suplente, em 1994. O então ‘rei da soja’ fincou a bandeira do agronegócio no lugar mais alto da vida pública mato-grossense, ocupando espaços importantes. Mato Grosso se tornou campeão em produção e produtividade de grãos, algodão e carne.

Existe a expectativa de Rui Prado e Carlos Fávaro tenham condições de percorrer o mesmo caminho aberto por Blairo Maggi. Prado estaria ainda sendo assediados por outras siglas partidárias.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410269/visualizar/