Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Abril de 2015 às 10:58

    Imprimir


A Ford dispensou 140 funcionários que estavam com contratos de trabalho suspensos (layoff) na unidade de Taubaté (SP). As demissões aconteceram na manhã desta terça-feira (31), data em que os trabalhadores deveriam retornar as atividades devido ao fim do layoff.


De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os empregados desligados são os que tiveram os contratos suspensos entre e agosto e setembro do ano passado. Eles tiveram que aderir ao Plano de Demissão Voluntária.

Inicialmente, o layoff chegaria ao fim em janeiro, mas foi prorrogado até março. Na ocasião, a montadora havia afirmado que a medida tinha como objetivo adequar o ritmo de produção à desaceleração do mercado.

A Ford de Taubaté conta com 1,5 mil trabalhadores e produz transmissões e motores Sigma 1.5, modelo utilizado no novo Ka sedan e no New Fiesta. A unidade é a única no país que produz esse modelo de motor.
saiba mais

Funcionários da Ford fazem manifestação em Taubaté, SP
Ford prorroga suspensão de contratos para trabalhadores em Taubaté, SP

Protesto
Diante dos desligamentos, trabalhadores realizaram um protesto na manhã desta terça-feira em Taubaté. O grupo chegou a fechar a avenida Independência, complicando o trânsito no local. Eles reclamam que foram forçados a aderir ao PDV pela montadora.

De acordo com o sindicato, a entidade tentou todas as alternativas para manter os postos de trabalho na fábrica e tem cobrado investimentos por parte da montadora. A entidade informou que continua negociando alternativas para não perder a mão de obra da unidade.

Outro lado
A Ford informou, por meio de nota, que encerrou os contratos por conta da redução no volume de produção.

Destacou ainda que os trabalhadores desligados estavam em layoff e que, neste período, a empresa discutiu com o sindicato possibilidades para tentar solucionar esse excedente, inclusive com a extensão do layoff por três meses além do período original, mas que essas alternativas foram insuficientes para manter os contratos de trabalho.




Fonte: DO G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410271/visualizar/