Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 17 de Abril de 2015 às 23:08

    Imprimir


Uma equipe de estudantes da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba) vai representar o Brasil na "Feira de Exposição Latino Americano de Experimentos Produtivos, Ciências e Tecnologia. O evento ocorre em Amato, Equador, entre os dias 23 e 26 de abril. Os alunos criaram um projeto de reutilização da água. Eles embarcam na próxima terça-feira (21).


A ideia do projeto é reaproveitar a água do banheiro. A invenção representa uma redução entre 30 e 70% do consumo da casa e uma queda na conta que varia entre 26 e 70%.

Em novembro do ano passado esse mesmo grupo, com dois professores e dois alunos da escola de educação básica da UFU, ganharam em uma feira nacional em Belo Horizonte o primeiro lugar na categoria ciências biológicas e menção honrosa como melhor trabalho em criatividade e inovação. Além de bolsa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Cnpq) para os dois estudantes, sendo fundamental para o evento a participação na feira.

Esse é o único projeto que vai representar o país na feira latino americana. Os estudantes irão concorrer a uma seletiva para um evento mundial nos Estados Unidos. O professor e coordenador do projeto, Vitor Martins do Carmo, disse que a participação da equipe foi algo inédito para universidade e para a escola de Uberlândia.

Já a professora e orientadora da equipe, Maísa Goncalves Silva, explicou que os alunos tiveram que montar até motores, pois não encontravam o tamanho necessário no mercado. “O tamanho do vaso e da caixa acoplada é bem pequeno. Tivemos que achar motores para serem anexados a esse sistema e foi então que tivemos a ideia de montá-los. Com a montagem tivemos problemas de potência de voltagem e tudo teve que ser ajustado”, disse.

Os estudantes já deram entrada no registro de patente do projeto. A carta que permite a comercialização do projeto demora alguns meses. Eles afirmaram que estão tentando melhorar o projeto para torná-lo viável e de fácil acesso à população. 





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/411577/visualizar/