Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Abril de 2015 às 11:26

    Imprimir


(Foto: Pajwak News Agency/Reuters)
Homem retira criança querida de local de explosão em Jalalabad neste sábado (18)
Homem retira criança querida de local de explosão em Jalalabad neste sábado (18)

Um atentado suicida neste sábado (18) matou ao menos 33 pessoas e deixou outras 100 feridas perto da entrada de um banco estatal na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informou o governo local.

A explosão ocorreu em frente a um banco onde funcionários se preparavam para recolher seus salários, disse o chefe da polícia da província de Nangarhar, Fazal Ahmad Shirzad.

"Trinta e três corpos e mais de 100 feridos foram levados para o hospital", contou à AFP Najeebulá Kamawal, chefe do hospital da província de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu o atentado suicida. "Quem assumiu o mortífero atentado de hoje em Nangarhar? Os talibãs não fizeram isso. O Daesh (acrônimo em árabe do EI) o assumiu", disse o presidente afegão, Ashraf Ghani, em discurso transmitido pela televisão.

Este ano, as forças afegãs estão pela primeira vez na "linha de frente" para o início da "temporada de combates" uma vez que a missão da Otan no país (ISAF) encerrou suas operações em dezembro.

A Otan permanece, contudo, uma força de 12.500 soldados, incluindo 9.800 americanos, principalmente encarregados de treinar as tropas afegãs.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, tenta convencer os talibãs do mulá Omar a participar de um processo de paz com o objetivo de estabilizar um país em luto por mais de 35 anos de conflitos.

Mas, por enquanto, os insurgentes se recusam a se envolver nessas negociações, exigindo primeiro a retirada das forças estrangeiras no país.

Forças de segurança afegãs inspecionam local de atentado suicida perto de banco, onde pessoas esperam em fila pelo recebimento de salário. (Foto: AP Photo)Forças de segurança afegãs inspecionam local de atentado suicida perto de banco, onde pessoas esperam em fila pelo recebimento de salário. (Foto: AP Photo)





Fonte: Do G1, em São Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/411628/visualizar/