Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 05 de Maio de 2015 às 18:13

    Imprimir


Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Oscar Bezerra compara Riva a José Dirceu e chama ex-deputado de “lobista do VLT”

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as obras da Copa, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), comparou o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD) ao ex-ministro José Dirceu (PT), preso no escândalo do Mensalão.

Irritado com a ausência do ex-deputado na reunião da CPI desta terça-feira (5), e após ser o único membro da CPI contrário a adiar a oitiva de Riva, Oscar afirmou que Riva é responsável por fazer lobby em favor da mudança do Bus Rapid Transit (BRT) para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá.


“Queremos que a sociedade mato-grossense tenha respostas efetivas. Porque, na minha opinião, o Riva é o grande agente político disso tudo, ou seja, o lobista disso tudo. José Dirceu foi preso por ser lobista do mensalão, e o Riva, na minha opinião, é o lobista do VLT. Ele é uma das principais testemunha da CPI, para dar muitos esclarecimentos sobre a influência que teve no processo do VLT”, afirmou Oscar, em entrevista após a reunião da CPI.

O presidente afirmou que a CPI sai prejudicada com o adiamento, pois quebra o rito programado para a coleta de informações. Ao proferir seu voto, ele destacou ser “pessoalmente e politicamente contra” adiar o depoimento de José Riva, porém, para dar respaldo jurídico à decisão, decidiu colocá-la em votação.

“Como presidente, cabe a mim ver a questão jurídica e legal para que não seja cancelada a sessão, por isso coloquei o requerimento do Riva em votação. Agora, como político, eu gostaria muito de ter o Riva aqui hoje, porque fazem 20 dias que o convocamos e não teria nenhum motivo iminente para ele não estar aqui”, explicou.

O advogado Rodrigo Mudrovitsch alegou que, em função das audiências de instrução e julgamento da Operação Imperador, que estão sendo realizadas diariamente às 13h30 no Fórum de Cuiabá, a defesa do ex-deputado estaria impossibilitada de acompanhá-lo na CPI. O entendimento da consultoria jurídica da CPI é que esse fato poderia levar ao cerceamento da defesa de Riva, podendo invalidar seu depoimento. Oscar, porém, minimizou os motivos que levaram o advogado do ex-deputado a pedir o adiamento da oitiva.

“Eu não consigo dimensionar qual o prejuízo que porventura ele teria vindo contribuir para esclarecer os fatos das obras da Copa do Mundo. Eu acredito que quem não tem nada para esconder poderia, sim, ter vindo contribuir, como muitas pessoas que foram chamadas até agora. Não sei se criaram essa situação por constrangimento por ele estar recluso. Porque sinceramente eu não vejo motivo para adiamento”, declarou.

José Riva está preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), no bairro Carumbé, desde o dia 21 de fevereiro, acusado de comandar um esquema que teria causado prejuízo de R$ 62 milhões aos cofres públicos por meio de compras simuladas. Ele seria trazido para a Assembleia escoltado pelos agentes do sistema penitenciário.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o advogado Rodrigo Mudrovistch, mas ele não atendeu às ligações.





Fonte: Da Reportagem Local - Laíse Lucatelli

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/412610/visualizar/