Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Maio de 2015 às 16:38

    Imprimir


A baixa sequencial de preços que o frango vivo enfrentou nos dois últimos meses e que faz com que registre, em maio, valor médio quase 10% menor que o alcançado em março (até aqui o melhor do ano) não tem nada de anormal: é típica da sazonalidade do produto e repete-se ano após ano, com uma ou outra exceção.


Na média dos últimos 20 anos, por exemplo, o “fundo do poço” – quando contrapostos os preços de um determinado exercício ao valor médio do ano anterior – ocorreu exatamente em maio, mês em que o frango registrou valor correspondente a 93,8% da média do ano anterior.

Maio corrente não foge ao figurino. Mas o resultado do mês é bem inferior ao registrado na média dos últimos 20 anos, já que o preço (médio) do mês ficou a menos de 90% do valor médio de 2014.

Mas não só isso. Se tivesse repetido o resultado obtido em duas décadas, o frango vivo estaria completando os cinco primeiros meses de 2015 com um preço médio praticamente igual à media dos 12 meses de 2014: pouco mais de R$2,42/kg.

Como, porém, em três destes cinco meses o desempenho registrado ficou aquém da média tradicional, o preço médio do período é fechado a 95% do valor médio de 2014 – R$2,30/kg.





Fonte: Aviste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/413509/visualizar/