Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Maio de 2015 às 15:24

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá promove nesta sexta-feira (29), a 3º edição do Dia Mundial Sem Tabaco. O evento acontece na Praça Alencastro, à partir das 8 horas e segue até as 17h. Este ano o tema é “O Tabagismo faz você perder o melhor da vida, o futuro. Apague esse vício antes que ele apague você!”. O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio, mas foi antecipado para esta sexta-feira.


Na praça serão instaladas 10 tendas e nelas profissionais atenderão a população durante o dia todo. As pessoas poderão fazer exames clínicos bucais, avaliação da voz, teste de glicemia, aferição da pressão, além de momentos de beleza, com massagens, cortes de cabelos e designer de sobrancelhas.

Além disso, haverá a distribuição de materiais educativos sobre o fumo e seus malefícios, palestras educativas para quem deseja parar de fumar, dicas de alimentação saudável, artesanatos, sorteio de brindes e atrações artísticas musicais das 9 às 16h.

Já estão com presenças confirmadas as duplas Nico e Lau, Denner e Douglas, Sara e Lívia, Jonatan e Adam, João Ricardo e Juliano, Danilo e Rafael e ainda Taty Baracat, Eloá Pimenta e Mônica Campos.

O evento é uma parceira da prefeitura com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e conta com o apoio de várias instituições entre elas o Fórum Permanente de Odontologia do Estado de Mato Grosso, o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de boca de MT (LACCanBo/MT) e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

Tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde oferece o tratamento completo para dependentes do tabaco, o atendimento é feito nos Centros de Saúde e disponibiliza o acompanhamento médico, psicológico e inclui os medicamentos para os que precisarem.

Mensalmente acontecem reuniões para que os participantes do grupo possam trocar experiências. Na oportunidade eles recebem orientações sobre os problemas causados pelo consumo do cigarro, os benefícios de parar de fumar e conseguir ter uma vida mais saudável. Os familiares também podem participar destes encontros.

São atendidos em média de 20 a 25 pessoas por grupo, que fazem o tratamento por aproximadamente um ano. Os resultados alcançados são positivos porque a grande maioria consegue abandonar o tabaco ou reduzir significativamente o número de cigarros consumidos.

Números

No Brasil, em média, 23 pessoas morrem por hora devido ao tabagismo. Isso dá aproximadamente 130 mil mortes por ano, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tabagismo é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal e de 95% dos casos de câncer bucal.





Fonte: Secom Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/413517/visualizar/