Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 30 de Junho de 2015 às 21:52

    Imprimir


Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Em contratação de médicos, Mendes contra-ataca Sindimed e afirma não entende porque só em Cuiabá “há greve por piso nacional”

O evento para formalizar a contratação de 47 médicos aprovados em concurso público, no auditório do Palácio Alencastro, nesta terça-feira (30), se transformou num contra-ataque do prefeito Mauro Mendes (PSB) à estratégia do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) de recrudescer na greve que já dura duas semanas. “A greve não é justa: 21 médicos em assembléia geral aprovaram a paralisação de mais de 730. Se o piso salarial [R$ 11 mil] solicitado é nacional, então porque fazem greve somente em Cuiabá?”, questionou o prefeito, perante um público formado majoritariamente por jovens médicos ocupando quase todas as 109 cadeiras disponíveis no local.


“Não posso administrar com falta de responsabilidade e conceder [reajuste salarial] para os médicos índices que não seriam para outras categorias”, disse Mendes, ao lado do vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) e dos secretários Pascoal Santullo Neto, de Fazenda; e Ary Soares Júnior, de Saúde.

Mendes lembrou que é a terceira greve dos médicos neste ano e que cabe ao Poder judiciário dar respostas sobre o tema. “Temos farta documentação demonstrando que a liminar [da desembargadora Maria Helena Póvoas] não está sendo cumprida e breve a Justiça deve se pronunciar”, pontuou Mendes, para a reportagem do Olhar Direto, recordando que a determinação judicial é por 100% atendimento no Pronto Socorro Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas, além de 70% nas demais unidades.

Aos novos contratados, Mendes lembrou que está cumprindo um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso, para substituir os contratados por profissionais concursados. “Louvo aos senhores que escolheram o sacerdócio da medicina no serviço público”, afirmou o secretário Ary Soares Júnior.

Médico da rede pública há 26 anos, Maurélio Ribeiro chamou o Sindimed ao bom senso, mas admitiu que o enfrentamento é construtivo. “A melhoria da saúde é uma decisão de gestão e depende da participação dos médicos”, justificou Maurélio.

A Prefeitura de Cuiabá contratou 47 médicos e, depois, vai chamar mais 43, totalizando 86. Até o final do ano, convoca mais 85 aprovados, totalizando os 170 profissionais o Termo de Acordo firmado com o Sindimed, em 22 de abril.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/415133/visualizar/