Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Julho de 2015 às 16:29

    Imprimir


Mal assumiu a direção da executiva regional do PSD e o prefeito de Nortelândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, já está sendo bombardeado por pelo menos dois fronts – o da deputada estadual Janaína Riva (filha da principal liderança da legenda em Mato Grosso, o ex-deputado José Geraldo Riva) e o do também deputado Pedro Satélite. Ao HiperNotícias, ele disse que vê de maneira natural tanto o movimento de partida aberto pela janela que permite troca de partido quanto eventuais estranhamentos às mudanças que ocorreram ou vão ocorrer.

Marcos Lopes/HiperNotícias

posse/deputados/Janaína Riva

Janaína Riva disse que irá sair e levar metade do PSD consigo

“Há dois pontos. Eu não recebi de forma oficial a presidência do partido. Houve uma conversação com a direção nacional e os prefeitos solicitaram na época o desejo de uma mudança, com uma nova executiva estadual onde fôssemos inseridos, não necessariamente na presidência. O outro ponto é que é uma comissão provisória, não tenho nenhuma pretensão de ficar na direção do partido definitivamente”, disse o presidente da AMM por telefone.

Ele comentava o fato de Janaína Riva ter dito ao jornal Diário de Cuiabá que levaria “mais da metade da metade dos prefeitos do PSD” caso saísse, porque todos eram parte de “todo um trabalho realizado para criar a sigla em Mato Grosso e no Brasil”. Riva foi dura e disse, ainda, que a direção nacional passou a “lotear a sigla para aqueles que sempre a combateram”.

Outro que se disse não muito feliz com definição do prefeito Neurilan Fraga no comando da executiva estadual, o deputado Pedro Satélite está procurando definir se sai ou não, já com convites admitidos e declarados de três partidos – PSDB, PMDB e PSB –, com uma inclinação também admitida ao PSDB. Além da divergência com a escolha de Neurilan, entraria na conta o fato de Satélite ser parte da base de apoio ao governador Pedro Taques (PDT) e querer estender essa inclinação ao resto do PSD.

Para Neurilan, este é um momento de alguns choques de transição e, além disso, os deputados Janaína Riva e Pedro Satélite já estavam manifestando vontade de sair do partido há algum tempo. É comum haver essas mudanças de deputados, tanto do PSD quanto de outros partidos, muitas vezes já pensando nas eleições. “Eu vejo com naturalidade essas possíveis mudanças, migrações de partido pra outro, essas manifestações não são surpresa. Mas, caso saia a decisão, eu vou buscar conversar com os dois deputados e ver o melhor caminho para estarmos juntos. Precisamos é fortalecer o partido e fazer com que, pelo menos, permaneça do tamanho que está, se não pudermos aumentar mais ainda”, disse Neurilan Fraga.

Marcos Lopes/HiperNotícias

AMM/coletiva/Fethab/Neurilan

Neurilan vê como "natural" as críticas de Janaína e Satélite

Mas Pedro Satélite teria outros motivos para desconfiança muito além da militância na base de sustentação de Taques na Assembleia. O deputado estaria achando que algumas atribuições de Neurilan, como prefeito de Nortelândia e ainda presidente da AMM, atrapalhariam a boa condução dos rumos do PSD. Não haveria como atender todas as demandas necessárias.

A verdade é que desde o fim dos mandatos de José Riva e sua prisão, o partido vem passando por maus bocados, além de perder membros. “Não é só no PSD que há lideranças falando em mudar de partido, o PSDB com o prefeito Mauro Mendes, do PSB, estão se unindo agora mas os planos políticos são pro ano que vem, não vejo problema nenhum do PSD fazer o mesmo visando disputar eleições, isso é algo natural de partidos políticos. Se até casamentos, algo sagrado, se separa, por que não haveria isso na política?”, questiona Neurilan.

“Vamos esperar as coisas acontecerem, pra então tomar posição. Estou como soldado do partido, não tenho vaidade. É um sacrifício a mais que vou ter, caso se confirme essa presidência provisória. Como cidadão, como militante político do partido, me sinto na obrigação de estar presente e colocando meu pouco conhecimento e tempo que tenho à disposição do partido, não vou omitir e nem negar minha origem, meu partido nem minhas lideranças”, finalizou Fraga.





Fonte: Hiper Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/415374/visualizar/