Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Julho de 2015 às 17:23

    Imprimir


As concessionárias de água e esgoto de Matupá e Guarantã realizaram nos dias 23 e 24 de julho, respectivamente, palestras de orientação para os agentes comunitários de saúde e endemias. As atividades foram ministradas pelo engenheiro sanitarista e ambiental das concessionárias, Lucas Rocco. Os encontros contaram com a participação de cerca de 50 profissionais e aconteceram na Escola Jardim Flores e na Câmara Municipal de Guarantã do Norte.


A iniciativa é uma parceria das concessionárias com as Secretarias Municipais de Saúde, desenvolvida por meio do Programa Afluentes, que visa esclarecer dúvidas sobre os trabalhos que as empresas realizam, além de promover a integração com a comunidade. As ações, que serão contínuas nos municípios, também tem o objetivo de criar um canal de comunicação direta com aqueles que são propagadores de informações.

Na ocasião, foram abordados temas sobre doenças causadas pela falta de saneamento, a importância do papel dos hidrômetros nas residências, consumo consciente, limpeza da caixa d’água e os perigos da utilização de fontes alternativas, como poços domiciliares. Os agentes também tiraram dúvidas sobre os serviços de água e esgoto e ainda receberam informações sobre as ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, que podem comprometer o abastecimento e contaminar a água com impurezas.

Para o coordenador da Vigilância Ambiental de Matupá, Francisco Carlos Vieira, a atividade é importante para a integração da concessionária e os profissionais. “O encontro foi muito positivo, pois os agentes tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre os serviços realizados pela concessionária, além de receberem todas as informações para orientar os moradores”, ressalta.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Guarantã do Norte, Izabel Lavratti, essa troca de informações vai contribuir para os trabalhos que os agentes desenvolvem no município. “Os agentes têm o papel fundamental de orientar e promover a saúde da comunidade. É importante que eles conheçam os benefícios do saneamento, para que possamos esclarecer as dúvidas da população. Tivemos 100% de aproveitamento e ficamos muito satisfeitos com essa parceria. Agradeço a toda equipe da concessionária por esta oportunidade”, destaca.

Os encontros contaram também com visitas às instalações das concessionárias para conhecerem de perto o cuidado tomado com a qualidade da água que chega até as residências. Durante as palestras, as concessionárias também disponibilizaram aos participantes folders orientativos sobre o uso de poços e fontes alternativas.





Fonte: Nortão Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/416710/visualizar/