Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 28 de Julho de 2015 às 03:19

    Imprimir


Investidor é visto em frente ao painel eletrônico com informações da bolsa em uma corretora de Huaibei, na China. As ações no país caíram mais de 8%, sua maior queda em um dia em mais de oito anos  (Foto: Reuters)Investidor é visto em frente ao painel eletrônico com informações da bolsa em uma corretora de Huaibei, na China. As ações no país caíram mais de 8%, sua maior queda em um dia em mais de oito anos (Foto: Reuters)

A China vai continuar comprando ações para estabilizar seu mercado financeiro, minimizando o impacto das perdas, informou a agência estatal do país nesta segunda-feira (27), depois que a Bolsa da Xangai despencou mais de 8%, com a maior queda em oito anos.

O governo chinês continuará liberando recursos, informou a agência estatal do país Xinhua, que citou o porta-voz da Comissão de Valores Mobiliários da China, Zhang Xiaojun.

A China também afirmou que as autoridades vão lidar de forma severa com qualquer um empenhado em "operações mal intencionadas de posições vendidas em ações", na mais recente tentativa de Pequim de evitar o colapso do mercado.

Desde 6 de julho, os investidores venderam cerca de US$ 7,6 bilhões em ações da bolsa de Xangai, de acordo com a "Bloomberg". O governo interviu com uma série de medidas para evitar uma fuga mais acentuada de recursos.

Após uma semana de dados econômicos decepcionantes da segunda maior economia do mundo, as ações chinesas sofreram a abrupta queda nesta segunda, a mais acentuada desde fevereiro de 2007.

As ações caíram de maneira generalizada nesta segunda-feira, com 2.247 companhias registrando perdas e apenas 77 subindo.

Intervenção do governo
Os investidores também foram influenciados pelas notícias de que o governo chinês começou a devolver os recursos provenientes de empréstimos concedidos por bancos comerciais a fim de que o mercado financeiro se estabilize antes do previsto.

As autoridades chinesas executaram um plano de resgate do governo sem precedentes para sustentar as ações nas últimas semanas, que incluíram uma repressão policial às vendas a descoberto e a suspensão por seis meses dos grandes vendedores de ação.

"A lição da mais recente bolha acionária da China é que, quando a confiança piorar, intervenções de política com o objetivo de sustentar os preços têm apenas um efeito pouco duradouro", escreveram analistas da Capital Economics em nota sobre a queda.

Na China, a bolsa de valores de Xangai caiu mais de 8% (Foto: AP)Na China, a bolsa de valores de Xangai caiu mais de 8% (Foto: AP)

Sucessão de problemas
Nos últimos dias, a sucessão de más notícias para o mundo empresarial neutralizaram os esforços do governo para relançar a bolsa, após sofrer outras quedas espetaculares nas últimas semanas.

Montanha russa até metade de junho, a bolsa de Xangai acumulou uma alta de 150% em 12 meses, uma evolução totalmente desconectada da economia real, que está em desaceleração. A partir desse momento, as bolsas de Xangai e Shenzhen sofreram uma forte correção, perdendo a primeira 30% em três semanas.

O governo reagiu com uma bateria de medidas, como uma linha de liquidez do banco central para estabilizar os mercados, ou a proibição para 100 grandes grupos chineses de vender ações de suas filiais na bolsa.

O pacote surtiu efeito temporariamente. As bolsas voltaram a subir com força nas últimas duas semanas, um movimento que acabou com a publicação de indicadores ruins.

"A alta dessas duas últimas semanas foi muito forte, e o mercado se corrigiu sozinho", comentou Zhang Di, analista da Haitong Securities. "A isso se soma a preocupação pela forma com que serão retiradas as medidas de apoio do governo", acrescentou.

A queda desta segunda em Xangai atingiu especialmente as empresas de corretagem, como a Industrial Securities e Dongxing Securities, que perderam 10%, o máximo possível em um dia de cotação.

As empresas especializadas em estradas também perderam muito, como a Hubei Chutian Expressway e Shandong Hi-speed, que perderam igualmente 10%.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/416730/visualizar/