Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 28 de Julho de 2015 às 08:40

    Imprimir


Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

“Queremos outro VLT, não esse que está aí”, afirma secretário de Cidades; adequações serão feitas em vias

O titular da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, disse em entrevista exclusiva aoOlhar Direto que o Governo do Estado quer “outro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e não este que está aí”. De acordo com o gestor da pasta, o projeto está desatualizado e não há uma interligação entre o trem e os outros modais de Cuiabá e Várzea Grande. Além disto, Chiletto revelou que adequações serão feitas nas vias dos dois municípios.

“Não queremos este VLT que está aí, cheio de problemas. Queremos outro VLT, que seja integrado com todos os modais. Hoje não sabemos se o tamanho das estações está de acordo com a quantidade de público que irá passar ali. Não temos uma matriz de origem e destino atualizada para 2015. Além disto, precisamos de um estudo para saber como este trem será gerenciado. Precisamos formatar ele para 2016, integrar o novo modal com as cidades, já que ele traz incentivos para a região”, afirmou Chiletto.

O governador Pedro Taques (PDT) determinou que a Secid fizesse adequações nas vias dos dois municípios para amenizar os transtornos no trânsito: “O governador determinou que eu faça uma intervenção nos trilhos do VLT. Como a obra está judicializada, solicitamos à justiça uma autorização para fazermos uma adequação viária, urbanística e paisagística. O projeto está pronto, ouvimos os empresários, a sociedade, os dois municípios e agora estamos encaminhando de forma definitiva para as prefeituras. A ideia é Cuiabá e Várzea Grande executarem as obras. Vamos apoiar os municípios, fizemos um orçamento (ficará em torno de R$ 2,7 milhões) e repassaremos os recursos para que eles façam as adequações”.

Chiletto reforçou que as melhorias serão feitas em toda a extensão das obras do VLT que receberam obras (do CPA até o Aeroporto): “Em todo este trecho nós teremos adequações, principalmente na parte viária. Os gelos baianos serão tirados do meio da pista para dentro do canteiro. Vamos plantar grama e acertar o piso. Temos que fazer um paisagismo com custo baixo, já que será algo provisório. Além disto, vamos recuperar algumas ruas que estão danificadas em Cuiabá e Várzea Grande. Queremos amenizar o impacto causado pelas obras”.

A continuação do VLT ainda é uma incógnita. Porém, a intenção do governador Pedro Taques é de continuar as obras do novo modal. Porém, o Executivo já reiterou diversas vezes que não gastará mais dinheiro público com o projeto. O mais provável é que seja feita uma parceria publico-privada, onde uma empresa assumirá o restante dos trabalhos e poderá explorar o trem durante 20 ou 30 anos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/416744/visualizar/