Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 28 de Julho de 2015 às 11:42

    Imprimir


Foto: Marcos Lopes/ALMT

Blogueiro investigado por

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) foi vítima de ataques do blogueiro Robson Otto Aguiar, de Várzea Grande, apontado como autor de um blog que faz apologia ao estupro, à pedofilia e ao nazismo. A página ficou conhecida nacionalmente após ser denunciada em reportagens do Estadão (veja aqui) e do portal R7 (veja aqui). Em vídeo postado no YouTube no dia 9 de março deste ano, Robson xingou a deputada e seu pai, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD).

No vídeo, Robson lê uma notícia em que Janaina comenta sobre a falta de participação feminina na política. No vídeo com teor machista, ele comenta a matéria usando palavras de baixo calão, tachando a deputado de “feministazinha” e condenando a participação de Janaina na política.

Em nota, a deputada informa que vai denunciar o blogueiro à polícia e também à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, da qual ela é presidente, para tomar medidas contra outras vítimas do discurso de ódio de Robson. “Infelizmente, trata-se de uma pessoa que não tem o menor respeito pelo que é diverso. É a intolerância nua e crua, sem maquilagens e sem o mínimo pudor”, diz a deputada.

“A liberdade de expressão não alberga, em hipótese alguma, discursos odiosos, preconceituosos e racistas dessa natureza, daí a razão da indignação desta parlamentar que incansavelmente lutará pelo direito das mulheres, da comunidade LGBT e demais minorias virtualmente vítimas de atos dessa natureza”, diz outro trecho da nota.

O advogado de Janaina, Rodrigo Cyrineu, explicou ao Olhar Direto que ela vai registrar Boletim de Ocorrência, acionar a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e dar início a uma campanha de conscientização da população contra esse tipo de discurso de ódio, para que as pessoas denunciem.

Em entrevista ao Olhar Direto, Robson negou ser autor do blog Tio Astolfo, que foi destaque na imprensa nacional pelo discurso de apologia a crimes como pedofilia e estupro. "Não tenho nada com o site", disse. No entanto, ele admite que gravou o vídeo contra Janaina, e afirma que apenas fez um comentário. "Estou emitindo a minha opnião, apenas isso". Questionado se estava arrependido sobre as palavras de baixo calão proferidas, ele disse que não. "Eu fiz uma avaliação de uma notícia, apenas isso", finalizou.


















Leia na integra a nota emitida por Janaina Riva:

A propósito da notícia veiculada pelo portal R7, a qual expõe visceralmente o discurso de ódio do blogueiro Robson "Otto" Aguiar, a Deputada JANAÍNA RIVA vem a público se manifestar nos seguintes termos:

1. O citado "blogueiro" não é novidadeiro na prática de atos nefastos desta natureza. Eu mesma fui virulentamente atacada por meio de um vídeo publicado no sítio "youtube.com", no qual Robson "Otto" Aguiar ataca multiplamente a minha imagem, de forma covarde, odiosa e contundentemente ilegal.

2. Para piorar, o portal R7 torna público o inconcebível e inacreditável vídeo que exala apologia a crimes contra a liberdade sexual, a menoridade feminina e de raça, em nítido desafio aos órgãos de repressão ao crime e em manifesto ataque aos mais comezinhos direitos da pessoa humana.

3. Infelizmente, trata-se de uma pessoa que não tem o menor respeito pelo que é diverso. É a intolerância nua e crua, sem maquilagens e sem o mínimo pudor.

4. Denunciarei ambas as atitudes odiosas aos órgãos policiais e, na qualidade de parlamentar e membro da Comissão de Direitos Humanos, tomarei enérgicas providências para a reparação das múltiplas e variadas vítimas do ódio do citado "blogueiro".

5. A liberdade de expressão não alberga, em hipótese alguma, discursos odiosos, preconceituosos e racistas dessa natureza, daí a razão da indignação desta parlamentar que incansavelmente lutará pelo direito das mulheres, da comunidade LGBT e demais minorias virtualmente vítimas de atos dessa natureza.

Janaina Riva





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/416759/visualizar/