Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 27 de Agosto de 2015 às 08:18
Por: Herbert de Souza

    Imprimir


Mato Grosso está dentro da média brasileira quando o assunto é efetivo da Polícia Militar. De acordo com dados de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado tem cerca de 1 PM para cada 484 habitantes. 

O número é próximo à média registrada no país, que é de um militar para cada 473 habitantes. No entanto, entre todas as unidades da federação, Mato Grosso tem o 16º pior efetivo. No total, são 6.579 policiais para combater o crime e proteger uma população de pouco mais de 3,1 milhões de habitantes. Na região Centro Oeste, o Estado está atrás do Distrito Federal (1 para cada 194) e a frente de Goiás (1 para 538) e Mato Grosso do Sul (492). 

O estudo revela ainda que boa parte da corporação é formada por homens. Eles ocupam 5,9 mil cargos, enquanto que elas somam 587 vagas. Por outro lado, há, em Mato Grosso, cerca de 1,3 mil policiais civis para cada habitante. De um total de 2,3 mil servidores, cerca de 1,5 mil são homens e 793 são mulheres. 

Na região, o Estado novamente teve resultados piores quando comparado com Distrito Federal e Goiás, entretanto, apresentou melhor relação, se comparado ao Mato Grosso do Sul. Mato Grosso também está entre os estados brasileiros que possuem conselho de segurança pública, com caráter deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador. Criado em 2012, o conselho se reuniu 120 vezes no último ano pesquisado.

É o Estado onde mais houve encontros para discutir o assunto. A pesquisa investigou as 27 e 5.570 municípios do país. Foram oito temas pesquisados (recursos humanos, comunicação e informática, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar e vigilância sanitária), além da inclusão produtiva, analisada separadamente.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/417844/visualizar/