Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Setembro de 2015 às 17:30

    Imprimir


Foto: Jardel P. Arruda

Silval deixa Defaz sorrindo e reafirma que é inocente; ele segue para o Corpo de Bombeiros;Vídeo



21h31 -
A Polícia Civil ainda não confirmou nova data para depoimento já que Silval permaneceu calado durante o interrogatório.

21h23-
Silval deixou o prédio da Defaz sorrindo. Ele limitou-se a responder que é inocente. Ao entrar na viatura da Polícia, sem algemas, fez um sinal de positivo e acenou para os profissionais que ali estavam. Silval, por decisão da juíza da 7ª Vara Criminal, foi encaminhado para unidade do Corpo de Bombeiros, no Verdão. Em agosto deste ano,a esposa dele, Roseli Barbosa, acusada de fraudes de R$ 8 milhões quando esteve a frente da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), ali permaneceu por seis dias.




21h15 -
Encerrado o depoimento de Silval, que permaneceu em silêncio. Ele segue, em instantes, para o Corpo de Bombeiros.

20h52 - A defesa ainda reiterou aos jornalistas que ele não pode e, nem deve, ser responsabilizado por assinar um decreto. "meu cliente é inocente. O que saiu na imprensa e, a decisão, que tivemos acesso, não existe o que ligue diretamente nenhum fato concreto que diga respeito a ele. Ele não pode ser preso por ter sido governador e ter assinado um decreto. A imputação que se tem a ele é de ter assinado um decreto que há irregularidades para incentivos fiscais. Ele não pode responder nem por ato de terceiros e nem, simplesmente, por ser governador", finalizou Valber.

20h32 -
Silval irá empregar o direito constitucional de manter-se em silêncio. A informação é do advogado Valber Melo, que deixou a sede da Defaz Instantes atrás. Ele afirmou aos jornalistas que o ex-governador está preparado para responder a questionamentos, mas cita que não vê necessidade de realização de oitiva pouco depois da apresentação expontânea à Justiça. O ex-gestor permanece acompanhado na Polícia Civil dos advogados Ulisses Rabaneda e de Francisco Faiad.

Argumenta que a defesa somente obteve alguns poucos minutos de diálogo com o cliente, mas garantiu que Silval possui total condições de responder às autoridades policiais, assim como teria feito na data de 15 de setembro quando seria realizada a oitava do mesmo na Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa da Renúncia e Sonegação Fiscal.

Ratificou que Silval sempre se colocou à disposição os órgãos de controle e que, por orientação da defesa, que ainda não obteve acesso à integra dos autos, foi orientado a permanecer em silêncio. Melo disse também que Silval havia oficiado à Defaz Ministério Público Estadual, mas nunca foi chamado para para esclarecimentos. "No momento da apresentação no Fórum ele foi pego de surpresa para prestar esclarecimentos sem que a defesa tivesse acesso aos autos para poder se manifestar, por orientação nossa, dos advogados, ele não vai falar nessas circunstâncias. Não haveria necessidade de trazê-lo aqui hoje para prestar esclarecimentos sendo que ele já tinha se colocado à disposição. Desproporcional trazer um cidadão nesse momento para cá", reclamou.

20h14 - Silval começa a depor para uma equipe coordenada pela delegada Cleibe Aparecida, titular da Defaz, na companhia de outros dois delegados, Lindomar Tófoli e Anderson acompanham.

19h57-
O governador Pedro Taques ratificou em evento na noite de hoje, 17, ‘que ninguém está acima da lei. E todo mundo é inocente até que se prove o contrário’. Ele afirmou quem investiga e prende são as polícias e Ministério Público Estadual (MPE).

19h45 -
O receio a integridade física de Silval Barbosa foi a justificativa apresentada pelo ex-gestor a magistrada Selma Rosane (que decretou a prisão preventiva) para solicitar sua permanência em uma unidade do Corpo de Bombeiros. O pedido foi deferido pela juíza.

19h39 - Confira o momento em que Silval Barbosa chega a Defaz:
19h08 -
Questionados sobre o paradeiro de Silval Barbosa, os advogados declararam que desconhecem o local onde o mesma estava. Afirmaram que apenas o recepcionaram no Fórum de Cuiabá, durante apresentação à juíza da 7ª Vara Criminal. A defesa limitou-se a informar que ele estaria em trânsito.

19h07 -
Os advogados do ex-governador, Silval Barbosa, Ulisses Rabaneda e Valber Melo chegaram a sede da Delegacia Fazendária há poucos instantes. Eles declararam que Silval Barbosa sempre possuiu a intenção de apresentar-se à Justiça mesmo antes da decisão de Habeas Corpus, solicitada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

19h04 -
O Habeas Corpus de Silval Barbosa ainda não foi julgado.

18h55 - Após o depoimento, Silval deve ser levado para o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado no Verdão, próximo a Arena Pantanal.


18h47 -
A previsão é que o depoimento se estenda até o fim da noite. A maioria dos depoimentos prestados na Defaz não duraram menos que duas horas.

18h40 -
A movimentação é grande na porta da delegacia.

18h36 - Um grande aparato policial encontra-se em frente a unidade onde Silval está.


(Foto: Arthur Santos da Silva/Olhar Direto)

18h35 - "Não me sinto humilhado", estas foram as unicas palavras do ex-governador de Mato Grosso ao chegar para prestar depoimento.


18h30 - O ex-governador Silval Barbosa já encontra-se dentro da sede da Delegacia Fazendária (Defaz). Ele prestará depoimento sobre o caso.

17h40
- Policiais saíram há pouco da Defaz e se encaminham para o IML, de onde deverão buscar Silval para leva-lo para depor.

17h21 -
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que Silval ainda não deu entrada no sistema prisional.

17h13
- Silval Barbosa pode ser ouvido ainda na data de hoje pela Delegacia Fazendária.

17h08 -
O tenente coronel Ruberval Barros, do Corpo de Bombeiros, confirmou que ele permanecerá na unidade dos bombeiros.

16h56 -
A esposa de Silval, Roseli Barbosa, permaneceu detida entre os dias 21 e 26 de agosto também nessa unidade. Roseli foi presa em 20 de agosto acusada de organizar um esquema que lesou os cofres públicos em R$ 8 milhões quando gerenciava a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas).

16h51
- Silval Barbosa seguirá para o Corpo de Bombeiros, instalado no bairro Verdão. Por ser advogado ele possui prerrogativa de permanecer preso em sala do Estado Maior, mas como não há esse espaço, a unidade serve a essa finalidade.

O ex-governador Silval Barbosa apresentou-se à magistrada Selma Rosane de Arruda, da Sétima Vara Criminal, nesta quinta-feira (17). Na terça-feira, a Polícia Civil deflagrou a operação, que cumpriu total de onze mandados de busca e apreensão nas residências dos ex-secretários Pedro Jamil Nadaf, Marcel Souza de Cursi, além do e do ex-governador. Nadaf e Cursi foram presos preventivamente. Desde então, Silval era considerado foragido da Justiça.



Silval já ingressou com habeas corpus para derrubar a liminar, que, no dia 15 de setembro, determinou prisão preventiva por um esquema de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.




Fonte: Da Redação - Arthur Santos da Silva/Patrícia Neves/Wesley Santiago/Jardel P. Arruda

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/418242/visualizar/