Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Outubro de 2015 às 15:49
Por: Da Redação - André Garcia Santana

    Imprimir


Conclamado a população à doação de medula óssea, políticos e famosos têm gravado vídeos com manifestações de apoio à causa de Rose Sachetti, esposa do deputado federal Adilton Sachetti (PSB). Ela, que sofre de leucemia, já recebeu apoio em vídeos de nomes como os dos senadores Blairo Maggi (PR) e Romário (PSB), e dos deputados federais Marco Feliciano (PSC-SP) e Tiririca (PR-SP), do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, e do cantor sertanejo Leonardo, dentre outros.



Uma gravação feita pela própria Rose também convida a população a salvar vidas por meio do ato, e já alcança quase dez mil visualizações no Facebook. O video do cantor sertanejo famoso, Leonardo, foi divulgado no último sábado, 3, no perfil de Maggi, e conta com a hashtag #CompartilheMedulaÓssea. Com o apelo ‘Você pode ser um anjo na vida de alguém!’, a mobilização tem sensibilizado centenas de pessoas, que vêm manifestando seu apoio por meio dos comentários na rede social.


Blairo Maggi, além de ser padrinho político de Adilton Sachetti, sendo responsável por lançá-lo a prefeito de Rondonópolis em 2004 e financiar sua campanha a deputado federal em 2014, também é compadre e vizinho do parlamentar. Os dois são amigos desde a infância, quando moravam na mesma rua em São Miguel do Iguaçu (PR).

A campanha também é divulgada através da página Amigos da Rose Sachetti, criada no intuito de aumentar o baixo número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Assim, o movimento que já existia, ganha mais força com a adesão de figuras notórias, angariando também um número maior de doadores.

No final de semana, o Sachetti falou sobre o assunto durante ato de seu partido em Cuiabá, e aproveitou para anunciar uma mobilização que será realizada nos próximos dias 7 e 8 em Rondonópolis, no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin (Ceadas). Ex-prefeito do município, ele lamentou não poder ajudar a mulher, já que os tipos sanguíneos não são compatíveis.

Transplante de medula

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue, comparecer ao Ceadas com documento pessoal com foto, preencher a ficha cadastral e doar 5ml de sangue. Em seguida, a ficha cadastral e a amostra serão encaminhadas para o MT Hemocentro, na Capital.

Diferente da maioria dos transplantes, o de medula óssea consiste simplesmente na transfusão de células de um doador compatível a um receptor. Deste modo, as células mãe - responsáveis por dar origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas no sangue - são colhidas, colocadas em uma bolsa de sangue e transfundidas para o paciente. A partir disso a medula doente será destruída e substituída por progenitoras sadias.

Veja os vídeos:









Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/418274/visualizar/