Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Outubro de 2015 às 14:40

    Imprimir


Vamos nos engajar na campanha de prevenção do câncer de mama, que sempre resulta em inúmeras vidas salvas. Segundo os dados DATA SUS, o de mama é o câncer mais frequente da mulher, seguido pelo do útero. Isso sem esquecer a principal causa de morte entre mulheres, a doença cardiovascular (acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio). 


O exercício físico regular é uma das mais importantes ferramentas na prevenção dessas terríveis doenças que atingem a mulher. Foram feitas pesquisas em metrópoles europeias comparando mulheres que passam a maior parte do dia sentadas (trabalhando ou não) com outras que se sentavam muito pouco. Elas concluíram que ocorreu uma diminuição de 35% no risco de contrair as doenças citadas nas mulheres ativas que seguiram a recomendação de fazer atividade física por uma hora, três vezes por semana, praticando exercícios aeróbicos.

Como sempre lembramos, deve-se acrescentar a recomendação de praticar fortalecimento muscular duas vezes por semana. Os benefícios aparecerão com o aumento significativo dos vários elementos do metabolismo em geral, ora impedindo a progressão anormal de células cancerígenas, ora estimulando as chamadas citocinas antiaterogênicas. São elas que protegem do aparecimento da aterosclerose, e ainda diminuindo as citocinas aterogênicas, que estimulam a aterogênese.

Tudo pode ser resumido na necessidade da prática de exercícios físicos moderados, em qualquer lugar, em volume de três vezes semanais, sem interrupções. Caso fique mais de 15 a 20 dias inativo, perde-se os benefícios e o recomeço deverá ser do nível zero (inicial).

Essas vantagens citadas do ser ativo sempre, são fundamentais para um envelhecimento saudável, e por incrível, aumentar a vida média até de um idoso. A escolha do melhor exercício fica para o gosto e habilidades de cada um. Próxima da menopausa, mesmo não tendo doenças, é recomendável que se faça além da habitual ginecológica, uma avaliação cardiológica para não ter riscos nas atividades físicas.

Sobre o uso de polivitaminas, hormônios e suplementos, siga a palavra de seu médico de confiança e esqueça os milagres de emagrecimento e os tratamentos da moda, inútil pela falta de resultados, os que não são aceitos cientificamente (como os tais anti-aging ou anti- envelhecimento) proibidos oficialmente, por não trazerem nenhum benefício físico ou metabólico, apenas algum efeito placebo ou inerte (psicológico). Faça exercícios físicos e gaste seu dinheiro em coisas sérias.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/418306/visualizar/