Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Novembro de 2015 às 16:56

    Imprimir


Após passar dois anos com o serviço de radiologia suspenso por falta de contrato e manutenção, o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), voltou a realizar exames de raio-x. Além disso, o setor de ultrassonografia foi alterado para melhorar o atendimento.


Segundo a diretora do Cermac, Marly Akemi Shiroma, o serviço de radiologia ficou suspenso durante seis meses por necessidades de manutenção do equipamento e depois por mais de um ano e meio por falta de contrato com o serviço de dosimetria. A dosimetria mede o nível de doses de radiação recebida pelo profissional durante o tempo de exposição ocupacional, sem esse serviço o setor não pode funcionar conforme os padrões de biossegurança.

“Nossa proposta é ser referência estadual para os serviços de média complexidade e reativar este serviço como suporte diagnóstico é de grande valia no sentido de contribuir para os cuidados à saúde de pessoas que estão em processo de adoecimento, para que possa auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças”, disse a diretora.

A capacidade média do setor é de realização de 660 exames de raio-x simples por mês e o setor de ultrassom atende com a capacidade média de realizar 650 exames. Os exames são realizados mediante agendamento nas unidades de saúde, por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

No Cermac, são realizados os seguintes exames: US tireóide/dopller transvaginal/mamas/gestacional; USG Doppler venoso/arterial e carótida; ecodopplercardíaco transtorácico; US músculo esquelético/articulação (punho, ombro, tornozelo)/trans retal de próstata/ bolsa escrotal/bolsa escrotal com dopller/região inguinal/parede abdominal; Dopller de artérias abdominais /renais; US próstata – via abdominal; US trans retal de próstata; raio-x.





Fonte: G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/418763/visualizar/