Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 30 de Novembro de 2015 às 08:36
Por: FERNANDA ESCOUTO

    Imprimir


A prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo Dilma no Senado, nesta quarta-feira (25), abre um precedente que pode assustar também alguns parlamentares de Mato Grosso que estão sob investigação em esquemas de corrupção, lembrou o deputado estadual Zeca Viana (PDT).

Marcos Lopes/HiperNotícias

Zeca Viana/AL/deputado

"Quem tem culpa no cartório que se cuide", alerta Zeca Viana após a prisão de Delcídio

“Agora ficou feio! Quem tem culpa no cartório que se cuide, porque qualquer flagrante que pegar numa gravação, eles podem pedir a prisão. E os caras prendem mesmo, qualquer um dos parlamentares que esteja investigado ou envolvido”, disse.

É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentares em crime flagrante, a conhecida 'imunidade parlamentar'.

Após a prisão do senador petista, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), fica aberto o precedente para que novas ações do tipo aconteçam.

“A gente tem que saber que não estamos amparados pela nossa imunidade, acho que está certo o Judiciário em tomar essas decisões”, ressaltou Zeca, lembrando o caso do ex-deputado José Riva, que já foi preso 3 vezes depois que perdeu sua imunidade parlamentar.

A prisão do senador petista foi ordenada pelo ministro Teori Zavascki, o que levou o caso à 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (SFT) para análise dos demais ministros. A decisão de confirmar a prisão foi unânime. Votaram a favor da medida determinada por Teori os ministros Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

Delcídio é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Neste tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. 





Fonte: Hiper Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/418834/visualizar/