Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Maio de 2016 às 14:28

    Imprimir


GCcom
O governador Pedro Taques e o novo secretário de Educação, Marco Marrafon
O governador Pedro Taques e o novo secretário de Educação, Marco Marrafon

O governador Pedro Taques confirmou nesta segunda-feira (23.05) o remanejamento do secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, para a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Até então, a secretaria estava sendo conduzida interinamente pelo secretário de Governo, José Arlindo Oliveira.

Arlindo substituiu Permínio Pinto, que deixou a Pasta no dia 3 de maio, após uma operação do Grupo de Atuação e Combate à Corrupção (Gaeco), desbaratar uma suposta quadrilha que atuava na secretaria fraudando licitações e desviando dinheiro de obras de escolas.

Ao anunciar Marrafon, o governador reforçou que o Estado não fará a privatização de escolas, em referência à repercussão da proposta governamental de terceirizar a gestão administrativa de escolas.

O que vamos fazer é reformar as escolas como aquilo que se denomina de PPP, que são parcerias público-privadas

“O que vamos fazer é reformar as escolas como aquilo que se denomina de PPP, que são parcerias público-privadas. O diretor de uma escola não tem que ficar perdendo seu tempo com pintura de escola, com banheiros que precisam de reforma ou da falta de acessibilidade. Quando tratamos das PPPs, queremos que os gestores tenham mais tempo para os alunos, com atenção e intensificação do processo pedagógico”, comentou.

Taques fez o anúncio nesta manhã, durante visita às escolas estaduais Presidente Médici, Liceu Cuiabano e André Avelino, em Cuiabá.

Aos alunos, Marrafon falou sobre o desafio de assumir a maior secretaria do Estado em orçamento e em número de servidores.

“Foi com muita honra e coragem para enfrentar o desafio dado pelo governador Pedro Taques e fazer aquilo que é minha vocação, trabalhar o ensino e pensar o novo na educação, construída a partir de bases inovadoras”, disse.

Segundo ele, o desafio vem assentado em três frentes de trabalho na Seduc: o ensino é a primeira grande frente. Marrafon acredita que não é possível avançar sem um ensino de qualidade.

Afirma que, por isso, o governador fez o compromisso de pagar o aumento aos professores de 7% e que a gestão investe em novos cursos de formação e novas técnicas. “Além disso, avançamos no debate sobre o sistema de ciclos e vamos intensificar a busca por bons resultados no Ensino Médio”, destacou.

No segundo pilar da base está o desenvolvimento do ambiente escolar e a expansão de vagas no ensino público. Marrafon afirma que o governo trabalha intensamente neste aspecto, com a realização de parcerias público-privadas para construir 31 escolas e reformar outras 45, permitindo a ampliação da rede com mais 40 mil vagas.

Ele enfatizou que as empresas contratadas não trabalharão com ensino, mas apenas na parte estrutural dos prédios escolares. “Ao final da operação, a iniciativa privada devolverá a estrutura para o Estado, fazendo o processo inverso da privatização”, pontuou.

O terceiro ponto destacado pelo gestor foi o Governo Digital, para interação por meio dos smartphones e redes sociais. Dando início a esse trabalho, Marrafon disse que o Governo de Mato Grosso disponibilizará o formulário “A Escola que eu Quero”, pelo qual a comunidade escolar poderá opinar sobre a escola do futuro. Além disso, a expectativa é avançar em inovação nas escolas, com a intensificação do uso da informática.

Currículo

Marco Aurélio Marrafon foi um dos responsáveis pela elaboração da reforma administrativa do Estado, em 2015, pela elaboração do Plano Plurianual da atual gestão e da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, além da nova concepção do MT PAR e a reestruturação do antigo Cepromat para MTI.

Nascido na cidade de São Paulo, Marco Marrafon chegou a Mato Grosso ainda criança. Morou em Juara e cursou Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com mestrado em Direito do Estado em Curitiba, na sequência ingressou no doutorado também em Direito do Estado, sendo parte concluído na Itália.

Também foi aprovado para professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na disciplina de Direito e Pensamento Político. Antes de ingressar no Governo de Mato Grosso, Marrafon atuava como consultor jurídico do Senado Federal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/419519/visualizar/