Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 24 de Maio de 2016 às 04:37
Por: Laíse Lucatelli / Da Reportagem Local - Jardel Arruda - Olhar Direto

    Imprimir


Pedro Taques falou sobre protesto de estudantes na posse de Marco Marrafon na Seduc
Pedro Taques falou sobre protesto de estudantes na posse de Marco Marrafon na Seduc

O governador Pedro Taques (PSDB) criticou a ocupação de escolas e afirmou que trata-se de uma ação política contra os governadores tucanos. A declaração foi dada na tarde desta segunda-feira (23), em entrevista coletiva, após apresentação do novo secretário Marco Marrafon aos funcionários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, no bairro Ipase, em Várzea Grande, está ocupada por alunos desde domingo (22).


“Estamos vivendo um momento político conturbado no país. Veja quem está ocupando a escola. Veja o que existe em outros estados governados por governadores do PSDB. Eu não posso ser penalizado por ser de um partido político. Eu posso ser penalizado pelas minhas ações. Agora, não é possível que nós possamos invadir prédios públicos para parar aulas. Isso não é legal”, afirmou Pedro Taques.

Os alunos várzea-grandenses destacaram três reivindicações na sua pauta: são contrários à implantação de Parcerias Público-Privadas (PPP) nas escolas; cobram a instalação da CPI da Seduc para investigar a corrupção exposta com a Operação Rêmora e um suposto caso de desvio de R$ 11 milhões da merenda; além de serem contra o que chamaram de “autoritarismo do governador Pedro Taques” por mudar o uniforme sem consulta.

O governador rebateu a pauta dos estudantes. Ele negou que as PPPs significam privatização das escolas, e disse que uniforme é para ser igual. “Não acreditem em mentira. Nós não privatizaremos escolas”, declarou.
A ocupação começou com 60 estudantes, número que já dobrou no segundo dia. A escola ficou sem aulas nesta segunda-feira, e apenas professores solidários à causa foram autorizados pelos alunos a entrar. Na terça-feira (24), deve ter início a greve dos professores, que cobram o pagamento de 11,28% da Revisão Geral Anual (RGA). O governo ofereceu apenas o percentual previsto na lei de carreira, de 7%.

À reportagem do Olhar Direto, o presidente da Associação Mato-grossense de Estudantes, Juarez França, afirmou que “diferente do governo, não vamos mexer na merenda da escola”, e pediu doação de alimentos para a ocupação. (Colaborou André Garcia Santana)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/419521/visualizar/