Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Junho de 2016 às 14:55

    Imprimir


Foto por: Protásio de Morais
Por meio do projeto Circula MT, os índios xavante da aldeia Wede´rã tiveram contato com o teatro pela primeira vez
Por meio do projeto Circula MT, os índios xavante da aldeia Wede´rã tiveram contato com o teatro pela primeira vez

Lançado em 2015, o edital Circula MT alcançou extremos de Mato Grosso e revelou o poder transformador da cultura, chegando a lugares de limitado, como aldeias, glebas e quilombos. Entre eles, estão os índios xavante da aldeia Wede´rã, que tiveram contato com o teatro pela primeira vez ao assistir ao espetáculo Cidade dos Outros, da Cia. Pessoal de Teatro. Interações memoráveis como estas prometem continuar movimentando a grande engrenagem cultural que é o Circula MT.

Nesta sexta-feira (24), às 20h, será lançado oficialmente o Circula 2016, segunda edição do projeto, no Espaço Teatro Experimental Alta Floresta, com a presença do secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, produtores culturais e a classe artística.

Artistas da música, teatro, circo, dança e artes visuais podem se inscrever para a nova edição, cujo edital estará disponível na próxima semana no site da Secretaria de Estado de Cultura (www.cultura.mt.gov.br).

O edital prevê o patrocínio a projetos artísticos, primando essencialmente pela descentralização das políticas públicas de cultura de maneira a atender todas as regiões do estado e no firme propósito de democratizar o acesso da sociedade mato-grossense às artes.

Em outra via, os artistas têm a oportunidade de apresentar seus produtos culturais a públicos de outras cidades, circular e trocar vivências por meio de atividades de capacitação que se estendem também ao público em oficinas e workshops. “O Circula MT garante o acesso à cultura a milhares de mato-grossenses de todas as regiões por meio de shows, exposições e espetáculos, gerando trabalho e oportunidades a mais de uma centena de artistas de diversos segmentos, estilos e linguagens”, ressalta o secretário Leandro Carvalho.

Em 2015, foram 31 projetos contemplados que envolveram mais de 100 artistas e circularam por mais de 50 municípios. Com isso, foram promovidas mais de 300 ações, entre shows, espetáculos, exposições e atividades de capacitação. No novo edital serão aprovados seis projetos de teatro, quatro de dança, três de circo, seis projetos de exposições e 15 projetos de música com apresentações e gravação de músicas, nas categorias música erudita e/ou instrumental e música popular/canção.

Serviço:
Lançamento do edital Circula MT 2016

Quando - Sexta-feira (24.06), às 20h

Onde - Espaço Teatro Experimental de Alta Floresta (Teaf), no município de Alta Floresta – Mato Grosso





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/420623/visualizar/